Humanizando o que te faz bem
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por arquivo pessoal . 21 de março de 2024 . 13:54
João Daniel Hanzen Sonego nasceu em 09 de agosto de 1996, em Cascavel, mas passou toda a infância e adolescência em Medianeira (a maior parte da família é daqui). É orgulhosamente filho de Marisa Hanzen Sonego e Vanderlei Sonego. “Tive uma infância muito tranquila e feliz, era uma criança muito observadora e sempre tendi ao lado nerd. Gostava muito de ler (tendo devorado a coleção Harry Potter e o Guia do Mochileiro das Galáxias pelo menos 100x), de jogar videogame, e ‘navegar’ na internet, como a gente dizia na época. Marvin, o Andróide Paranóide do Guia, foi provavelmente um dos personagens causadores dos meus primeiros indícios de curiosidade sobre saúde mental na infância, sua melancolia me fascinava. Sempre muito aquático, desde pequeno gostei de nadar e de passar horas e horas na piscina, meus avós Euzébio e Terezinha me levavam diariamente ao Medianeira Country Clube depois da aula para poder nadar na ‘piscina grande’”, recorda.
Aos 17 anos, ao finalizar o ensino médio, João retornou a sua cidade natal, Cascavel, onde cursou Psicologia no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Fez estágio no Hospital São Lucas, no CAPSi e clínica, todo o seu ensino superior e pós-graduação foram e estão voltados para a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Ele ainda cursa neuropsicologia e neuropsicofarmacologia. “Tendo trabalhado como professor, além de psicólogo clínico, uma das maiores superações da minha vida foi ter finalizado o ensino superior, onde me encontrei graduado e sem uma perspectiva certeira do futuro (o famoso ‘e agora?’) e aprendi a lidar com essa incerteza e imperfeição, que toma o pódio das superações que vivi até hoje, sendo agora um triunfo”, salienta João.
O triunfo profissional tem muito a ver com a realização do sonho chamado Humanzza Clínica. “O nome surgiu com uma brincadeira de palavras que englobam o humano, o humanizar e a humanidade, com um toque fonético de uma frase em italiano muito dita pela minha falecida e amada avó Terezinha ‘mangia che te fa bene’ que no meu conhecimento não fluente em italiano se traduz ‘come o que te faz bem’, o que se encaixa muito bem na área da saúde, pois em geral, devemos realmente escolher aquilo que nos faz bem. Mangia human–zza. Abusando do que nos faz bem”, comenta o psicólogo sobre a sua Clínica, que inaugura amanhã (22).
Segundo ele, o objetivo e a idealização da clínica sempre foram sobre a criação de um espaço para atendimento confortável e personalizado para diversas áreas da saúde. “Como profissional, sempre priorizei a privacidade, o conforto e o bem estar dos meus pacientes, levando em consideração suas possíveis especificidades e as minhas próprias experiências como paciente. A Clinica Humanzza é o resultado de todas essas ideias e sentimentos em relação a todas as possibilidades de pacientes dentro de um setup terapêutico. No corpo profissional, no momento, somos eu João, na área da psicologia clínica e a profissional Caroline Seben na área de nutrição. Mas a clínica está aberta a mais profissionais da saúde que desejem somar a essa ideia conosco”, finaliza.
A Clínica Humanzza fica na Rua Maranhão, 1270, em Medianeira e o evento de inauguração acontece amanhã (22), a partir das 19h.
Comentários