Kokedama, arte milenar
Texto por douglas florêncio . Fotos por arquivo pessoal . 12 de setembro de 2024 . 14:47
Provavelmente você deve ter visto por aí aquelas plantas em formato de esfera na base, que se tornam um “suporte” capaz de abrigar diferentes espécies e dispensar o uso de vasos convencionais, além de serem ecologicamente corretas. São as chamadas “kokedamas”, que traduzindo para o português significa “bola de musgo”, uma técnica milenar japonesa, que consiste em plantar raízes em bolas de musgo com substrato.
Em Medianeira, temos várias artesãs que utilizam a técnica. Uma delas é Gricelda Garcete Larroza, que trabalha com o cultivo de plantas há muito tempo e cerca de 5 anos arás passou a dominar a técnica das kokedamas. Ela integra o grupo de artesanato de Medianeira, que expõe seus trabalhos na Feira Rurbana. “Há quase um ano fui convidada por uma amiga para participar do grupo de artesanato de Medianeira e depois da Feira Rurbana, agradeço de coração. Ali conheci e continuo conhecendo pessoas maravilhosas e clientes fiéis e consigo apresentar essa arte linda”, destacou Gricelda.
Cada peça é uma obra de arte única, prática de cultivar e decorar, com opções de arranjos de plantas aéreas, sem nenhum tipo de jardineira para as que precisam de terra. São excelentes opções para cultivar plantas de interiores e as de sol, se adaptando perfeitamente em diferentes ambientes. “Sempre gostei de plantas e fazia disso um passatempo perfeito, até que vi que poderia implementar algo diferente a minha rotina de cuidados. Então procurei alguma coisa diferente de tudo aquilo que eu já fazia com as plantas, foi então que surgiu a ideia das kokedamas”, contou Gricelda.
Segundo ela, é uma planta de fácil cuidado e sustentável, cada cantinho da casa pode ser decorado com a kokedama, seja ela suspensa ou no suporte de fabricação própria para cada tamanho da bola. Este cultivo segue a filosofia Wabi-Sabi, que busca enxergar a beleza na imperfeição, ensina a valorizar as coisas imperfeitas, inconstantes e incompletas. Os japoneses acreditam ainda que ela tem o poder de equilibrar energias e purificar o ar.
A artista comentou como aprendeu a trabalhar com esta arte viva feita a mão: “Aprendi o cultivo vendo um vídeo de um curso aberto, depois disso parti para aulas pagas para saber um pouco mais dessa técnica maravilhosa e apaixonante. Utilizo materiais como musgo (vivo ou esfagno), terra vegetal, linhas (vários tipos), adubo para cada tipo de planta e muita paciência e amor em cada kokedama terminada”, finaliza
Quer saber mais sobre a Kokedama Medianeira? Acesse o Instagram @gricelgarcetelarroza ou entre em contato pelo WhatsApp (45) 99999-3779.
Comentários