N

Nosso Povo

Linha Alegria, uma comunidade raiz

Celebrando aniversário de 69 anos, vamos resgatar um pouco da linda história, de uma comunidade raiz do interior de Medianeira. Uma a senhora prestes a completar 70 anos, com uma trajetória de união, trabalho e perseverança. Para ajudar no resgate, tivemos a participação do senhor Albino Battisti, morador da Linha Alegria e que faz parte das primeiras famílias que lá se instalaram.

As primeiras demarcações de terra na pequena comunidade começaram ainda em 1949, porém os primeiros moradores chegaram em 1951, sendo eles das famílias dos patriarcas Anisio Ribas, Adolfo Tramontim e Henrique Guellere. A primeira missa celebrada na comunidade aconteceu em 24 de abril de 1955, e marcou a fundação da comunidade Santa Catarina, da Linha Alegria.

Aos poucos a comunidade foi se organizando e tomando forma. Em maio de 1965 foi erguida a Igreja, construída em madeira e que está no local até hoje. A escolha da padroeira se deu por ter a maior parte dos pioneiros oriundos do estado de Santa Catarina, batizada então de Santa Catarina de Alexandria.

As primeiras diretorias foram formadas pelos senhores Giácomo Bussolo, Avelino Battisti e Valentim Pavei, responsáveis também pela construção da Capela. Tendo como o primeiro Ministro o senhor Clecio Kappaum.

1980 foi um ano histórico para a comunidade, quando teve início a construção do salão de festas, que contou com a participação de todos, sendo que na época a diretoria era formada pelos senhores Benedito Hilário Favaretto, Delmiro Pavei e João Tezza. Em 2000 o salão passou por reforma e ampliação, naquele período estavam na direção Everaldo Variani, João Bussolo e Antônio Luis De Luca. A obra foi terminada em 2004 pelos Senhores Ivani Tezza, Marcelino Battisti e Luis Bussolo. No ano de 2005 foi realizada a reforma da Capela através da direção de Flávio Pavei, Dislau Bussolo e Nelsi Fedrigo.

Com o tempo, outras pessoas se destacaram como líderes, ajudando na construção e desenvolvimento da localidade. No esporte, várias equipes de futebol ali foram formadas, uma delas o Cruzeiro, que se manteve por mais tempo em atividade, fundado em 1962, por Augusto Durval, Antenor Tramontim e Luis Battisti, teve suas atividades encerradas em 2008.

Em meados dos anos 2000 construiu-se o campo de futebol suíço, no centro comunitário, onde há seis anos é realizada a Copa Integração, competição muito identificada com o futebol amador no município. Além disso, o espaço é utilizado para diversão e lazer de todos os membros da comunidade e visitantes.

Ao comemorar 50 anos em 2005, o senhor Albino Battisti presenteou a comunidade com a publicação de um livro contando fatos e relatos das famílias que fizeram parte da história da Linha Alegria, que hoje é coordenada por Jair Spancerski, Antônio Luis De Luca e Dione Patrícia Battisti.

NÃO PERCA! – Para celebrar a passagem dos 69 anos de fundação a comunidade prepara uma grandiosa festa para o próximo domingo, dia 21. A programação terá início às 10h com Santa Missa. Meio dia almoço festivo com tradicional costelão, churrasco bovino/suíno e saladas diversas. Às 13h show de prêmios, e às 15h matinê com entrada franca, animado pelo grupo Balanço do Campo. Informações e reservas de costelão pelo telefone (45) 99915-8378.

 

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários