N

Nosso Povo

No compasso de muitas canções

Ricardo Marcelo Horonzi é filho de Vanderlei Francisco Horonzi e Adirlene Aparecida Moura Horonzi, e tem uma irmã Rafaela Letícia Horonzi. Recentemente casou-se com Letícia Bueno Barbosa Horonzi. “Nasci em Medianeira, no dia 5 de dezembro de 2000, e é aqui que estão minhas raízes, minhas lembranças e boa parte da minha história. Tive uma infância tranquila, cheia de boas recordações. Sempre gostei muito de música, me lembro que ouvia Fernando e Fabiana e ficava encantado com o som e as letras. Aos sete anos, entrei para o Coral Infantil do CPC Arandurá, e foi ali que tudo começou. Depois vieram as aulas de teclado na Escola de Música Arte e Som e de acordeon na Escola dos Irmãos Mazzola. Participei de vários festivais de canção, dos quais guardo com carinho os troféus e, principalmente, as experiências”, recorda Ricardo.
Ele conta que a música também o aproximou da Igreja Católica, onde tocou e cantou por muitos anos. “Mais tarde, tive a alegria de dar aulas de gaita, teclado e viola, dividindo o que aprendi com outras pessoas”, salienta.
Formando em Licenciatura em Química pela UTFPR – Campus Medianeira, Ricardo também cursou Licenciatura em Física e é Tecnólogo em Processos Gerenciais pelo Centro Universitário Uninter – Polo Medianeira. Atualmente, cursa Mestrado em Química pela UTFPR – Campus Curitiba e Licenciatura em Matemática pela Uninter. Profissionalmente, trabalha na Lar Cooperativa Agroindustrial e como professor de Química, Matemática, Física e Educação Financeira no Ensino Médio Estadual. “A música, porém, nunca deixou de fazer parte da minha vida. Sou integrante do Grupo Raízes do Sul faz alguns anos. Em paralelo, e valorizando talento da minha irmã Rafaela e o amigo João Diedrich (Manico), formamos o Grupo Som da Fronteira. Tocamos em casamentos, festas, aniversários e eventos comunitários, sempre com o propósito de levar alegria e valorizar a cultura da nossa região”, afirma o professor e músico.
Em 04 de outubro deste ano, Ricardo diz ter vivido um dos momentos mais marcantes de sua vida: “me casei com a Letícia Bueno Barbosa Horonzi, minha prenda e companheira de estrada, que conheci no CTG Sentinela dos Pampas — um lugar que representa muito do que somos e do que acreditamos. Sou grato por tudo o que vivi até aqui. Cada nota, cada sala de aula, cada show e cada conquista fazem parte da minha caminhada. Essa é apenas uma parte da minha história, um compasso de muitas canções que ainda estão por vir”, finaliza.

Ricardo com a esposa Letícia. “Minha prenda e companheira de estrada”, afirma ele

Ricardo é integrante do Grupo Raízes do Sul e junto com a irmã Rafaela e o amigo João Diedrich (Manico), formaram o Grupo Som da Fronteira

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários