N

Nosso Povo

coluna

No Direito e na Docência

A Professora Doutoranda e Procuradora Institucional Clara Heinzmann exerce o cargo de Coordenadora Geral da UDC Medianeira e de Coordenadora do Curso de Direito. No detalhe, o livro publicado no final do ano passado.

A Professora Doutoranda e Procuradora Institucional Clara Heinzmann nasceu em Medianeira e tem mais de 20 anos de experiência profissional no ensino superior. Trabalha na Faculdade Educacional de Medianeira – UDC/Medianeira desde 2004, onde exerce o cargo de Coordenadora Geral e de Coordenadora do Curso de Direito, além de professora das disciplinas de Direito Constucional e Direito Internacional. Como Procuradora Institucional, é responsável pelos processos regulatórios de avaliação da Instituição de Ensino junto ao MEC.

Casada e mãe de um filho, é graduada em Administração pela UNIOESTE, graduada em Tecnologia de Processamento de Dados pela CESUFOZ e graduada em Direito pela UNIPAR. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela UNIVEL, também é Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB, Mestre em Direito pela UNICESUMAR de Maringá e atualmente é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da UNIOESTE.

Autora de inúmeros artigos, capítulos de livros e livros, já teve suas obras citadas em vários trabalhos acadêmicos e estas fazem parte da biblioteca do Ministério Público do Paraná, além da biblioteca de diversas Universidades Brasileiras.

No final de 2021 publicou o Livro “Aplicação da Proporcionalidade na Colisão dos Princípios Fundamentais da Privacidade e da Publicidade”. “Esta obra discute a dignidade da pessoa humana como valor fundamental que implica no reconhecimenhto da dignidade como postulado jurídico-constitucional a ser aplicado a todo e qualquer ser humano sem distinção, independentemente da posição que este sujeito de direito venha a ocupar na sociedade”, destaca Clara.

Entre as obras publicadas a nível internacional, a Professora Doutoranda participou do Congresso Luso-Brasileiro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Agro-Pecuária em Santarém – Portugal, onde apresentou um artigo destacando o papel da tecnologia como estratégia competitiva no setor do agronegócio do Oeste do Paraná.

Na área do Direito Internacional, tem se aprofundado na pesquisa sobre a situação dos migrantes ambientais no Brasil. Em especial na região sudoeste do Paraná. Orientada pelo Professor Pós Doutor Marcos Aurélio Saquet, que é um dos maiores especialistas da América Latina e da Università de Torino na Itália sobre a questão da territorialização, desterritorialização e reterritorialização, a pesquisa, que será publicada em breve na forma de um livro, vem avançando no sentido de indentificar os fatores ambientais que estão forçando as pessoas ou grupos de pessoas, a se deslocarem espacialmente, dentro ou fora das fronteiras do país. “Além disso, o estudo procura compreender a proteção jurídica estatal sob o prisma da legislação nacional e internacional garantida as pessoas que se encontram na condição de migrante ambiental. Essa pesquisa teve origem nos seminários internacionais que participei na Universidade de Coimbra – Portugual, junto a Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC), ocasião em que tive a oportunidade de discutir com grandes juristas brasileiros e portugueses, entre os quais o Pós Doutor José Gomes Canotilho e o Ministro do STF Doutor Marco Aurélio Mello, questões referentes migração ambiental a nivel internacional”, comenta

A pesquisa é baseada em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR),  do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). “Estes dados servem de norte para estudar a questão da migração ambiental no Brasil e da proteção estatal para as pessoas que se encontram nesta condição”, afirma Clara.

Sobre a sua trajetória profissional frente a UDC/Medianeira, a Professora destaca que “a UDC trabalha fortemente a internacionalização em todas as áreas do conhecimento. E no mundo globalizado o conhecimento das questões internacionais, em qualquer área, seja enquanto professor ou aluno, é fundamental para o sucesso profissional”.

Salienta ainda, que “a UDC tem inúmeros convênios com universidades estrangeiras da Europa e dos EUA, além de mais de 120 laboratórios, oportunizando aos acadêmicos dos cursos de graduação, pós-graduação e doutorado aperfeiçoar o seu conhecimento. A UDC trabalha com um perfil inovador, sempre aberta as inovações tecnológicas, a pesquisa cientifica e a internacionalização, assim o principal desafio é desenvolver na comunidade acadêmica a concepção destas novas formas de trabalhar o conhecimento”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários