N

Nosso Povo

O cuidado da saúde dos seus pés

A Coluna Nosso Povo desta semana é com a podóloga medianeirenses Flavia Regina dos Santos Ferreira. Nasceu em 25 de junho de 1984, é filha de Flavio Jose dos santos e Maria Madalena Pereira, tem cinco irmãos e é casada há 12 anos com Gleison Ferreira.

Cursou graduação em Educação Física, Pós-graduação em Docência no Ensino Superior e Curso Técnico em Podologia e trabalha no ramo há 10 anos. “Esse era um sonho que eu tinha… Tudo começou desde a primeira vez que assisti na televisão o trabalho de uma podóloga, e assim exerço a minha profissão”, pontuou Flávia.

Muitas vezes confundido com pedicure, o podólogo é um profissional da saúde que cuida dos pés das pessoas. Ele trata de problemas específicos que uma simples visita à manicure ou ao pedicure não resolve, como unhas encravadas, calosidades, males e incômodos que afetam a saúde dos pés. “Enquanto um pedicure é especialista na aparência, embelezamento e higienização dos pés, o podólogo tem o conhecimento, técnica e instrumentos necessários para atender a situações mais graves, como unha encravada, infecções, doenças de pele, rachaduras e outros tipos de problemas. O(A) profissional  irá diagnosticar, prevenir, investigar, estudar e tratar as patologias dos pés, além de aconselhar os pacientes sobre cuidados necessários, como o tipo de calçado a ser usado, a forma correta de cortar as unhas, como usar cremes, as pomadas e os medicamentos mais adequados de acordo com o que cada pessoa precisa”, explicou a podóloga.

Atuando na área, a(o) profissional pode trabalhar em salões de beleza, clínicas de saúde e estética, casa de massagem, clubes desportivos, hospitais e, até mesmo, de forma autônoma; atendendo clientes de qualquer idade. “As especializações podem acontecer em algumas áreas, como Podopediatria (Tratamento e cuidado com o pé de crianças, que possui características próprias, como flexibilidade e ter uma estrutura ainda em formação), Podogeriatria (Tratamento e cuidado com o pé de pessoas idosas, amenizando as características e alterações típicas do envelhecimento), Podologia desportiva (tratamento dos pés de atletas e pessoas que praticam esportes, já que comumente essas pessoas sofrem com lesões devido a esforços e sobrecargas), Podologia laboral (Cuidado e tratamento com pés de trabalhadores, sejam eles de qualquer tipo de segmento) e Podólogo de pé diabético (cuidado e tratamento de pés de pessoas que sofrem com doenças neurológicas, metabólicas ou com insuficiência vascular)”, descreveu Flávia.

A Clínica de Podologia Flávia Regina dos Santos está localizada na Rua Riachuelo, 1.953, sala 2. Contato (45) 99971-6232. Atendimento das 10h às 12h e das 13h30 ás 20h.

Nosso Povo

Por: Tanner Rafael Gromowski

Formado em Letras português/espanhol pela UDC Medianeira, pós graduado em Língua Portuguesa pela FAG Cascavel, trabalha como repórter e redator desde 2013 no jornal Mensageiro.

Comentários