N

Nosso Povo

reconhecimento

O pioneirismo de Bento Ávila da Silva

Esta semana visitamos o casal Bento e Helena Ávila da Silva. Em uma conversa descontraída, eles nos contaram um pouco da sua história e ligação com Medianeira. Bento é figura muito conhecida na cidade, sendo considerado pioneiro. Há poucos dias completou 94 anos e foi homenageado por amigos e familiares com uma grande festa.  O casal têm 10 filhos: Idelce, Lenir, Milton, Mirian, Elide, Liane, Tania, Cladimir, Adilton e Jane, 28 netos, 33 bisnetos e 2 tataranetos.

 

Nascido 1929 em Soledade -RS, capital das pedras preciosas, Bento veio para o Paraná por volta dos 33 anos. Na época, cortava estradas pelo Brasil como caminheiro. Em 1964 decidiu vir para Medianeira, com o intuito de comprar terras para trabalhar. De início, negociou uma região onde hoje é instalado o Clube União, mas acabou optando por investir em outra área onde fica a Comunidade de Maralúcia, já que em Medianeira ainda não havia energia elétrica praticamente, e naquela localidade a energia já circulava há mais tempo, tendo maior distribuição e alcance. Mais tarde vendeu a propriedade e adquiriu terra em Medianeira, mais precisamente no bairro Nazaré, onde reside até hoje.

Sempre envolvido com a comunidade, em 1972 foi nomeado Delegado de Polícia pelo Secretário de Segurança do Estado, sendo autoridade máxima em Medianeira por muitos anos. Também deu suporte para os filhos empreenderem na cidade, criando empresas identificadas com o município como a Metalúrgica Iguaçu e a Ferragem Medianeira.

Nosso Povo

Por: Douglas Florêncio

Técnico em design gráfico e fotografia pelo Sesc/PR. Colunista esportivo, há mais de 10 anos trabalhando em jornal e outras mídias.

Comentários