N

Nosso Povo

Os heróis da Enfermagem

Marilene Abegg nasceu 11 de outubro de 1967, em São Clemente, Santa Helena. Filha de Armindo Abegg (falecido) e Lucinda Hermann Abegg. Tem quatro irmãos: Valdir e Diva (já falecidos), Solange Abegg e José Carlos Abegg. “Na minha infância ajudei a cuidar dos meus irmãos, quando eu tinha nove anos fomos para o Paraguai onde trabalhei na lavoura. Engravidei no Paraguai, mas fiz o pré-natal aqui em Medianeira e minhas filhas nasceram aqui. Em 1993 voltei definitivamente para cá. Tenho duas filhas, Jennifer e Bruna, e quatro netos: Giovana, Emanuelle, Ana Luiza e Isaac”, relata.

Ainda no Paraguai, Marilene trabalhou em uma farmácia, o que a motivou a terminar os estudos e a conduziu para a área de saúde. “Voltei a estudar na 5ª serie com 27 anos no colégio Fênix, após fiz o curso de Auxiliar de Enfermagem e depois o Técnico de Enfermagem, no Senac. Meu primeiro emprego foi em 1997, no Hospital São Miguel, em São Miguel do Iguaçu. Morava em Medianeira e ia com o ônibus da Princesa dos Campos para lá. Aqui em Medianeira comecei a trabalhar no ano 2000. Trabalhei no Hospital São Carlos, no Hospital e Maternidade N. Sra da Luz, Posto de Saúde Nazaré, na Unimed (quase sempre em dois empregos) e atualmente trabalho no CAD – Centro do Aparelho Digestivo”, relata a profissional de enfermagem.

Apesar de ter sido diagnosticada com câncer de mama e fazer tratamento até hoje, Marilene ficou somente seis meses afastada do trabalho. “Sempre coloquei meu coração e honestidade, quando se trata de pessoas, sempre trato os outros como gosto de ser tratada. Sempre tive pra mim que a classe da Enfermagem é mal remunerada e tem uma carga horária muito pesada. Formamos uma grande família, com vários problemas, mas quando precisa damos o sangue para ver nosso semelhante bem”, salienta.

Sobre a pandemia de Covid-19, Marilene finaliza afirmando que “o vírus é muito grave e afeta o nosso físico e psicológico, temos que ter bom censo e todos os cuidados. Viver a vida com trabalho, calma e alegria”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários