N

Nosso Povo

Pilotando o Arrancadão

Joseani Reinheimer nasceu em Medianeira, em 07 de setembro de 1985, filha de Lidovino Reinheimer e Fátima Reinheimer. “Morei em Jardinópolis (na época distrito de Medianeira). Quando tinha três anos, minha família se mudou para Foz do Iguaçu por questões de trabalho. Residimos lá até 1997, quando por motivos familiares retornamos para Serranópolis do Iguaçu, onde minha família reside até hoje”, comenta a jornalista, que está à frente da organização do Arrancadão de Jericos.

Mas antes de falarmos do tradicional evento, que acontece neste final de semana, vamos contar a história de uma criança tranquila, que estudava muito e vivia perdida nos livros. “As minhas melhores lembranças de infância sempre estão atreladas aos livros! Viajei por tantos lugares, visitei tantos castelos e fortalezas, sonhei e realizei tantos sonhos por meios das páginas dos livros que me perdia e me encontrava. Foram muitas noites em claro levando bronca da minha mãe para dormir e deixar a leitura para o dia seguinte. Tive uma grande incentivadora para a leitura: professora Maria Goretti Rosso de Avila, que lecionava a disciplina de Português e trazia livros de outras escolas para que eu pudesse avançar na leitura. Além de ler, gostava de jogar futebol e sonhava em ser policial. Em algum momento esse sonho mudou e percebi que a comunicação era meu mundo. Percebi que seria mais feliz com um microfone e com um bloquinho de anotações do que com uma farda. Mas foi uma mudança muito feliz. Amo contar histórias, conhecer pessoas e como diria uma colega de profissão lá do Norte, propagar a voz daqueles que muita vezes não são ouvidos”, relata.

Joseani cursou Comunicação Social – Jornalismo na Unicentro em Guarapuava. Antes disso teve uma curta passagem por Tecnologia Ambiental na UTFPR e cursou dois anos de Administração na Unioeste. “Mas como estava focada em ser comunicadora, fiz quatro vestibulares até que consegui a aprovação em Jornalismo. Me formei em 2008 e em 2009 e retornei para a região. Desde então atuei na TV Interativa, no Jornal Nossa Folha e fui sócia do Guia Medianeira. Em paralelo fiz alguns trabalhos de rádio, outra paixão da comunicação. Encerrando a sociedade no Guia Medianeira, trabalhei como assessora de imprensa na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Deixando a região, morei em Recife (PE) por cinco anos, onde concluí a licenciatura em História e neste período ministrava aulas particulares de reforço, ficando afastada da comunicação”, relata. 

Depois de cinco anos em Recife, o destino a levou para Tefé (AM), onde voltou a ter contato com a comunicação, mas dessa vez a comunicação popular ganhou seu coração. “Passei no processo seletivo do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, onde desenvolvi a minha pesquisa sobre a Rede de Notícias da Amazônia que reúne mais de 20 emissoras de rádio com o propósito da ‘Amazônia falar para a Amazônia’. Depois de dois anos de pesquisa, defendi minha dissertação em março de 2022, com o título ‘Vozes amazônicas: a experiência de democratização da comunicação da rede de notícias da Amazônia’. Em seguida, trabalhei como Assessora de Comunicação da Escola ‘As Pensadoras’, quando recebi o convite do prefeito de Serranópolis do Iguaçu Ivo Roberti e do vice-prefeito Gilberto Marsaro, para atuar como Chefe de Gabinete, aceitei e retornei para a nossa região”, comenta.

E foi o retorno à região que proporcionou mais uma vez o contato com o Arrancadão de Jericos. Agora de uma forma diferente. “A organização do evento é um desafio e uma responsabilidade. São várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, que exigem uma preparação de meses. Já havia trabalhado em grandes feiras e eventos, mas sempre na parte da comunicação. É a minha primeira experiência presidindo uma Comissão Geral de Organização. Mas eu tenho a sorte de contar com pessoas experientes, que auxiliam na tomada de decisão. Para que ele seja realizado envolvemos um grande número de pessoas em várias frentes de trabalho. Uma preocupação constante para que tudo de certo e possamos receber um grande público, em uma grande festa. Agradeço a confiança do prefeito Ivo Roberti e do vice-prefeito Gilberto Marsaro, que acreditaram em mim para desempenhar esta tarefa. A equipe toda está trabalhando incansavelmente, principalmente nos últimos dias, para que todos possam ser recebidos com muito carinho no XIII Arrancadão de Jericos”, finaliza Joseani.

PROGRAMAÇÃO – Com uma programação acontecendo desde a sexta-feira (17) até o domingo (19), o Arrancadão de Jericos com shows Nacionais, regionais e locais, sorteio da Campanha Minha Nota Vale Prêmios, apresentação da Fanfarra do Colégio Estadual Pedro Américo, Corridas de Jerico, Parque de Diversões, Praça de Alimentação, Feira de Exposição Interna e Externa, Almoço do Arrancadão, no domingo (19), e muito mais.

 

“A organização do evento é um desafio e uma responsabilidade. São várias atividades acontecendo ao mesmo tempo, que exigem uma preparação de meses. É a minha primeira experiência presidindo uma Comissão Geral de Organização”, comenta Joseani

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários