N

Nosso Povo

Reconhecimento e representatividade

“Represento o melhor sistema econômico, social e ambiental do mundo que é o cooperativismo. E essa honraria é estendida para todos que se dedicam e trabalham na Frimesa”, comemorou o diretor presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek, ao usar a tribuna durante sessão solene do poder legislativo para entrega de título de “Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon”, no último dia 23.

A comenda é de autoria do vereador Juliano Oliveira, que através do ato, reconheceu as ações que a Frimesa fez para o município, através de Zydek, que está há 45 anos atuando diretamente na gestão da cooperativa. “A fábrica de queijos da Frimesa é um patrimônio social para Marechal. Gera renda, empregos e mantém o agronegócio e os produtores no campo, os quais, entregam a matéria-prima para a industrialização”, avalia o vereador.

A Unidade de Queijos foi inaugurada em 1990 e, na época foi reconhecida como uma das mais modernas da América Latina, promovendo a divulgação do município por todo o Brasil e países sul-americanos. No ano passado, o Parmesão da Frimesa, produzido na cidade, foi o grande vencedor do Prêmio Queijos do Paraná.

A cerimônia durou em torno de uma hora e meia e foi composta por homenagens de familiares e mensagens dos líderes políticos presentes como do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber. “Zydek aproveitou as oportunidades e a Frimesa tem ajudado a desenvolver as cidades onde está inserida. Que possamos estreitar cada vez mais os laços. Estamos orgulhosos com essa honraria”, reforçou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Caetano Sauer, ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio. “É um reconhecimento por toda dedicação à nossa cidade”, ressalta.

Zydek finalizou seu discurso enaltecendo a importância de as pessoas deixarem seus legados na vida profissional e de relacionamento com as pessoas para que registre a passagem pela Terra. “Trago comigo alguns aprendizados passados pelo meu pai que é o respeito pelas pessoas, humildade, verdade, fazer o que é certo e fazer tudo na medida”, finaliza.

HISTÓRIA – Elias Zydek nasceu em Alecrim (RS), em 12 de junho de 1951. Filho de Francisco Zydek e Gentila Golfeto Zydek, casou-se com Dirce Zydek, com quem teve a filha Diele e o filho Diego.

É formado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia da PUC-PR.

Iniciou suas atividades profissionais na Emater-PR em 1974, onde permaneceu até 1975, quando passou a atuar até 1978 na Copersabadi como gerente técnico.

Depois, assumiu como diretor executivo da Sudcoop, participando ativamente da fundação da empresa, a qual era formada por diversas cooperativas da região Oeste do Paraná, com a finalidade de incrementar e desenvolver a economia regional.

Em 1979, coordenou a equipe que projetou a aquisição pela Sudcoop do Frigorífico Frimesa, empresa que até então atuava apenas no abate de animais, mas que a partir de então passou para várias frentes de atuação, especialmente na área de laticínios.

Como colaborador da Frimesa, Elias Zydek exerceu a função de superintendente industrial e, em 1997, foi promovido ao cargo de diretor-executivo, tendo participação decisiva na elaboração e implantação de projetos de expansão das unidades industriais da empresa, em especial em Marechal Cândido Rondon, transformando-a numa unidade modelo na fabricação de queijos.

Ainda na esteira de promover o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon através da geração de emprego e renda, Elias Zydek atuou junto à Frimesa para a aquisição da Unidade de Abate de Suínos da empresa Radar, localizada no distrito de Novo Horizonte, fato que gerou 700 novos postos diretos de trabalho.

Somados os 900 empregos gerados na unidade láctea instalada no município, a atuação da Frimesa em Marechal Cândido Rondon conta com 1.600 trabalhadores e proporciona outros milhares de empregos indiretos, promovendo o desenvolvimento do agronegócio local, especialmente nas atividades leiteira e suína.

A aquisição de bens e serviços do comércio local também é uma política da Frimesa, promovendo, assim, emprego e renda nesse segmento.

Após 45 anos, no início de 2023 Elias Zydek foi conduzido ao cargo de diretor presidente executivo da Frimesa.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários