N

Nosso Povo

COLUNA

Servir é seu lema

Sirlei Bittencourt Pinheiro Brod nasceu em Matelândia, em 20 de fevereiro de 1962. Filha de pai agricultor e mãe professora, Sr. Sadi Genésio Pinheiro e Sra. Ana de Bittencourt Pinheiro (In Memorian), tem sete irmãos. Casada com Valdir Henrique Brod e mãe de três filhas: Anne, Mariana e Fernanda e vó de dois netos: Maria Eduarda e Arthur Henrique. “Minhas filhas são meu orgulho, pois são mulheres guerreiras e com muita empatia às causas sociais. Meu esposo é um grande companheiro e me apoia sempre no meu trabalho voluntário”, salienta Sirlei.

            O trabalho voluntário que Sirlei se refere é a frente da Amesfi. Mas antes de trabalhar com pessoas surdas, ela trilhou um lindo caminho na área da educação. Professora aposentada, graduada em História e pós-graduada em Educação Especial e em Gestão de Projetos Sociais, Sirlei iniciou sua vida profissional como professora da Educação Básica aos 13 anos de idade, numa escola da zona rural de Matelândia, seguindo o exemplo e os passos mãe que foi uma professora incrível por 30 anos. “Desde muito pequena, me encantava ver minha mãe alfabetizando as crianças com tanto amor e paixão e ainda criança, já havia decidido a profissão que iria seguir. Com minha mãe também aprendi que servir, amar, cuidar do próximo e transformar a vida de outras pessoas, a sua vida também é transformada. Ela sempre nos falava: ‘Quem não vive para servir não serve para viver’

A professora se diz apaixonada pela minha profissão e realizada profissionalmente. “Mas o grande divisor de águas na minha vida, tanto pessoal como profissional, foi quando iniciei meu trabalho como professora de pessoas surdas, no ano de 1987. A partir daí toda minha dedicação foi em me aperfeiçoar a cada dia, na área da Educação de Surdos, para sempre oferecer o melhor e poder fazer a diferença na vida de cada pessoa por mim atendida. Sou muito grata à Deus pela oportunidade que Ele me proporcionou e também por ter me apresentado um trabalho tão gratificante e edificante, o de poder participar e transformar a vida de tantas pessoas, através do caminho da Educação”, destaca.

Foi a partir de então que a Amesfi passou a fazer parte da vida de Sirlei. “Falar dessa Entidade e das pessoas ali atendidas sempre me emociona, pois tenho um carinho enorme pela causa e luto e lutarei sempre pela defesa dos seus direitos, buscando proporcionar uma vida melhor a cada um que passa pela Associação”, ressalta.

AMESFI – A Associação Medianeirense de Surdos foi fundada há 27 anos, a partir da união e da luta de muitas famílias, professores e pessoas da comunidade, por melhores condições de atendimento. Assim como tantas entidades sociais, a Amesfi, durante alguns anos, passou por muitas dificuldades, pois manter um atendimento de qualidade para usuários de sete municípios, com uma equipe multidisciplinar completa, não é fácil.  “Após muito diálogo com gestores públicos da região e um trabalho muito sério a serviço desses usuários surdos, estamos conquistando o reconhecimento e o respeito de todos, firmando parcerias com alguns desses municípios, para cada vez mais oferecer um atendimento de excelência, que é assim que os nossos usuários e familiares merecem. E em 2022, com muita gratidão a toda a comunidade que abraçou a causa, vamos inaugurar a nova sede. É um momento aguardado com muito carinho e grande expectativa por toda a comunidade surda. É maravilhoso sentir a alegria deles ao verem a obra quase pronta. Muitos têm a Amesfi como seu primeiro lar, pois é ali que se sentem verdadeiramente acolhidos, usando livremente sua língua e trocando experiências, onde a interação social e o seu crescimento como cidadão participante da sociedade acontece”, comenta a professora e presidente da Amesfi.

Para finalizar, Sirlei afirma: “Para mim, servir é uma rotina em minha vida e desde que assumi a presidência da Amesfi em 2017, junto com uma equipe fantástica de profissionais totalmente envolvidos com o trabalho, temos como lema: ‘Não há limites para quem quer fazer o bem’”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários