N

Nosso Povo

COLUNA

Valdir do Atlético da Linha Mineira

O envolvimento com o esporte vem desde cedo, mas efetivamente em 1997 Valdir se tornou presidente do Atlético da Linha Mineira, permanecendo nessa função até hoje

A história gloriosa do Galo de Medianeira, clube da Comunidade de Linha Mineira, se mantém viva desde a década de 1960. Hoje reconhecida como uma das maiores equipes de futebol do oeste paranaense, tem a projeção marcada pelo trabalho das famílias que se instalaram no local a partir de 1962 e viram no futebol uma opção de entretenimento nos finais de semana.
O campo foi construído em um terreno doado por Mario Candido de Oliveira e Rosalina Francisca de Oliveira, pais do vereador e atual presidente do Clube, Valdir de Oliveira, personagem na Coluna Nosso Povo dessa semana.
Valdir tem 12 irmãos – são em oito homens e cinco mulheres – dois deles já faleceram. É casado há 38 anos com Neide Frassetto de Oliveira, com quem tem dois filhos: Luana de Oliveira e Ariel de Oliveira. “Nasci na cidade de Pimenta, Minas Gerais, no ano de 1958, a minha família veio para o Paraná em 1960. Moramos por dois anos em Agro Cafeeira e em 1962, meus pais e mais dois tios vieram para Medianeira, onde iniciaram a comunidade da Linha Mineira. Posteriormente, outras famílias naturais do Estado de Minas Gerais, também vieram para o Paraná e se estabeleceram na Comunidade. Essa ficou com o nome de Linha Mineira, pois a maioria dos moradores é de Minas Gerais”, comenta.
De uma infância com muitos amigos, Valdir cresceu no sitio, onde gostava de andar a cavalo, pegar vagalume, jogar bolita e rodar pião. “Sempre estive envolvido com o futebol, mesmo não sendo bom de bola”, reforça.
A vida profissional começou ainda no campo, onde Valdir ajudava os pais na roça desde os oito anos de idade. “Estudei no Colégio estadual João Manoel Mondrone e fiz graduação em Economia. Em 1975 comecei formalmente trabalhando como lavador de peças numa oficina mecânica, que se transformou na Concessionária Mercedes Benz/Idisa, onde trabalhei por 39 anos e seis meses. Passei por vários setores, como: mecânico, departamento de peças, vendedor de veículos e gerente da filial de Medianeira. Me aposentei no ano de 2013 e continuei na mesma empresa por mais dois anos. Em 2015 saí e comecei uma nova profissão como corretor de imóveis na Espaço III, onde continuo até hoje. Entrei na vida política em 2017, como vereador, fui reeleito em 2020 e continuo exercendo o mandato. Nesses mandatos consegui vários recursos para várias áreas, através de ementas parlamentares com deputados estaduais e federais. Entre eles vale destacar recursos para a saúde, principalmente no período da pandemia; recape asfáltico urbano e no interior”, descreve.
O envolvimento com o esporte vem desde cedo, mas efetivamente em 1997 Valdir se tornou presidente do Atlético da Linha Mineira, permanecendo nessa função até hoje, ou seja, são 26 anos ligados diretamente ao time. “Hoje participamos dos principais campeonatos municipais e regionais, contamos com comando de Nelso Garbosa e Marcelo Alves, esses que são os grandes responsáveis por manter a equipe em competições por tanto tempo. Ao longo desses anos foram várias conquistas, entre os mais importantes eu destaco: Campeão e Vice Campeão da Copa Oeste de Futebol, Vice-Campeão da Copa AMOP e inúmeros títulos municipais”, destaca.
Valdir não mora mais na Linha Mineira, mas mantém forte relação com a comunidade. “Tenho alguns familiares que residem lá e frequento semanalmente. Inclusive nesse final de semana terá a famosa festa da comunidade, com almoço no domingo”, finaliza.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários