N

Nosso Povo

Vocação para a Pediatria

Dr. Nilmo com a esposa Andréa e o filhos Carolina e Gustavo

Nilmo Rosemir Ferreira Ulguim é gaúcho, nascido em Camaquã, a 125 km ao Sul de Porto Alegre, cidade onde viveu até os seis anos de idade; quando seu pai, que era tabelião, foi transferido para Casca, onde morou até os 18 anos, quando iniciou a faculdade. Nilmo tem uma irmã, quatro anos mais nova, que ainda hoje mora em Marau, cidade vizinha a Casca. “Tive uma infância e uma adolescência muito feliz, e foi bastante difícil abandonar o convívio da família, os amigos, para iniciar uma nova fase, a vida universitária”, comenta ele.

A vida universitária a que Nilmo se refere é a faculdade de Medicina, profissão que ele escolheu aos 10 anos de idade. “Talvez influenciado pelo meu padrinho, Dr. David Mostardeiros, que por coincidência trabalhou um tempo em Medianeira, no Hospital Nossa Senhora Medianeira”, lembra.

Toda a formação básica de Nilmo foi feita na rede pública da pequena cidade onde morava, e, embora sempre tenha tido ótimas notas, quando chegou a hora do vestibular, descobriu que estava pouco preparado. Insistiu por dois anos, com cursinho pré-vestibular e muitas horas de estudo, e em 1981 foi aprovado para Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. “Foram seis anos de muito estudo, dedicação, mas também os melhores anos da minha vida, foi inclusive numa festa da Medicina que conheci minha esposa”, recorda com carinho. O médico é casado com Andréa Kutscher Ulguim há 34 anos, com quem tem dois filhos: Carolina, médica, cirurgiã, atualmente morando em Curitiba – e Gustavo, acadêmico de veterinária na UFSM.

Após a faculdade, Nilmo decidiu pela especialização em Pediatria, sendo aprovado na prova de Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Pediatria é uma especialidade difícil, pois cada idade tem suas particularidades. Além disso, não lidamos só com o paciente, e sim toda a família, o que exige além de conhecimento técnico, a habilidade de relacionar-se com pais, avós, irmãos, muitas vezes aflitos. Mas também traz muitas realizações, como o sorriso de um pacientinho na hora da alta hospitalar, muitas vezes ser reconhecido. receber um abraço na rua, poder contribuir para pais de primeira viagem entenderem melhor seu filho, e tantas outras”, destaca.

Dr. Nilmo iniciou a vida profissional em São João Batista e Nova Trento, duas cidades vizinhas do litoral de Santa Catarina. Após seis anos, recebeu convite para trabalhar em Cascavel, porém quando veio para conferir a proposta de trabalho, ficou sabendo que Medianeira e Matelândia estavam necessitando de pediatra, e acabou optando em vir para cá. “Morei inicialmente em Matelândia, onde atuei no Hospital Nossa Senhora Caravagio, depois optei por atuar somente em Medianeira, onde estou até hoje, e não me arrependo da escolha”, salienta.

O médico é proprietário da Clínica Pediatra Dr. Nilmo Ulguim, localizada no Centro Médico de Medianeira, onde, além de atendimento de consultas, há vacinas em geral. Atua também como pediatra nos corpos clínicos do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz, onde foi diretor clínico por oito anos, e no Hospital São Carlos. Nilmo trabalha ainda nos postos de saúde de Medianeira e Serranópolis do Iguaçu. Além disso, outra atividade que desenvolve é junto a Cooperativa Médica – UNIMED, onde já desempenhou a função de auditor médico, membro do Conselho Técnico, e nas últimas duas gestões como membro do Conselho de Administração. “Nestes 25 anos que atuo em Medianeira, me sinto realizado como profissional, pois sou respeitado pelos colegas, e tenho uma boa aceitação por parte da comunidade, o que me estimula a manter-me sempre atualizado, para oferecer sempre o melhor de mim a quem me procura como pediatra”. Sobre a área da medicina que escolheu, o médico finaliza: “Pediatria é uma paixão que poucos conseguem vivê-la”.

Nosso Povo

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários