N

Nosso Povo

Yanten presente no Green Rio 2019

Desde 2012, o Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios que reúne expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. A oitava edição deste evento foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio, na Marina da Glória no Rio de Janeiro. Durante os três dias, os visitantes puderam conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável; além de terem participado da Conferência Green Rio com palestrantes do Brasil e de outros países.

E Medianeira esteve representada neste ano pela Teolide Parizotto Turcatel, do Centro Popular de Saúde Yanten, no Encontro de Oportunidades Green Rio 2019. “O convite foi enviado pelo Coordenador-Geral do Extrativismo, Marco Aurélio Pavarino, e promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo federal; com o intuito de conectar os empreendimentos de agricultura familiar com possíveis compradores visando a geração de novos negócios – além de ter sido uma ótima oportunidade de ampliar a rede de contatos e fazer intercâmbio de experiências. Como nosso trabalho envolve agricultura orgânica com plantas medicinais, representei o Yanten no evento; contando a história do Centro e apresentei nossos produtos. O Green Rio é reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes eventos de bioeconomia do Brasil”, disse Teolide.

Um dos pontos que mais chamaram a atenção foi a apresentação de um projeto da Alemanha sobre a preservação da Amazônia. “O embaixador alemão Dr. Georg Witschel palestrou sobre os cuidados que o brasileiro deve ter na preservação da Floresta Amazônica. Lembro que ele falou ‘estamos disponíveis para financiar essa ajuda e cobraremos do governo federal o que o Ministério está fazendo para combater o desmatamento’. São pessoas engajadas em manter o desenvolvimento ambiental ao redor do mundo”, relembrou.

Além do lançamento do Programa Bioeconomia Brasil – Sociobiodiversidade, durante o Green Rio 2019 foi lançada a 2ª Edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais; com o objetivo de reconhecer e divulgar boas práticas de salvaguarda e conservação de bens culturais imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade. 

Nosso Povo

Por: Tanner Rafael Gromowski

Formado em Letras português/espanhol pela UDC Medianeira, pós graduado em Língua Portuguesa pela FAG Cascavel, trabalha como repórter e redator desde 2013 no jornal Mensageiro.

Comentários