P

Partiu Região

Partiu Guaíra

O Partiu Região te convida para conhecer Guaíra, natureza, aventura, cultura, história e gastronomia em um só lugar

Você já pensou visitar um lugar onde você pode encontrar natureza, aventura, cultura, história e gastronomia típica em uma só cidade?
Para quem mora na região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, isso é possível bem pertinho de sua casa. E não estamos falando de Foz do Iguaçu, que possui as Cataratas do Iguaçu, estamos falando de outra cidade que já teve suas cataratas, mas hoje estão submersas pelo Lago de Itaipu.
Estamos falando de Guaíra, onde existiam as Sete Quedas, mas na verdade tinham mais de 14 conforme registros e tinham um volume de água quase que imensurável. Hoje as Sete Quedas seguem vivas porém na história da cidade que tem muitas outras opções de passeios e lazer.
Com uma localização privilegiada Guaíra faz divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, com acesso pela ponte Ayrton Senna, no encontro do Rio Paraná com o Lago de Itaipu e do outro lado com o Paraguai também via ponte ou Lago.
Guaíra tem tantas opções de turismo que é possível passar até 3 dias visitando a cidade com a agenda cheia de atividades.
Vamos começar falando sobre a natureza exuberante que inclui várias opções de passeios. Dentre as opções aquáticas podemos citar: passeio de barco no Rio Paraná, este que também tem prainhas de água doce, a Lagoa Saraiva, um arquipélago localizado no Parque Nacional de Ilha Grande com diversas espécies de fauna e flora para contemplação, além de atividades como a pesca esportiva no Lago de Itaipu e passeios de caiaque. A parte terrestre é outra beleza a parte, dentre as várias ilhas existentes no Parque Nacional de Ilha Grande, se destaca a Ilha de São Francisco, que foi reflorestada com cerca de 5.000 árvores nativas e frutíferas pelo artista plástico Frei Pacífico. Na ilha existe também uma trilha onde é possível ver toda a fauna e flora existentes no local.
E na parte terrestre são várias as trilhas ecológicas existentes que proporcionam uma conexão perfeita entre homem e natureza.

Agora vamos falar um pouco de história, cultura e gastronomia! Guaíra tem uma forte cultura espanhola, pois em meados de 1556 diz-se que a região registrou a mais antiga passagem pelos espanhóis em nosso país, e por lá também passaram as Missões Jesuítas, muito caracterizada e representada pela famosa Igrejinha de Pedra. E por ai vamos, visitando Vila Velha que foi formada com a vinda da Companhia Mate Larangeira, o museu Sete Quedas, o cine teatro Sete Quedas, a locomotiva, o ateliê Frei Pacífico, a Capela Nossa Senhora de Caacupê, Casa da Dona Lucila que serve comida típica paraguaia e estando em Guaíra você precisa passar por lá para saborear uma chipa bem quentinha, e por falar em gastronomia, a cidade tem muitas opções e uma delas é o prato típico de Guaíra, o Pintado na Telha servido em alguns restaurantes da cidade.

E aí ficou com vontade de conhecer e explorar essa incrível opção de turismo em nossa região? Então #partiuguaíra.

Acesse mais informações no site da Adetur: www.adeturcataratasecaminhos.org.br

Partiu Região

Por: Adetur

A Adetur Cataratas & Caminhos é uma instituição sem fins lucrativos, que foi criada em 2012 e tem o objetivo de desenvolver ações para estruturar, capacitar, promover, divulgar, e fomentar a comercialização dos atrativos turísticos da região. Representa a iniciativa pública, privada e o terceiro setor, ligadas a atividade turística. Está localizada no extremo oeste do Paraná, onde dezenove municípios fazem parte dessa bela região que tem como destino indutor o município de Foz do Iguaçu, famoso mundialmente pelas Cataratas do Iguaçu e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Parte dos municípios é margeado pelo Lago de Itaipu e outra parte pelo Parque Nacional do Iguaçu.

Comentários