TURISMO RELIGIOSO
Rota da Fé do Caminhos do Iguaçu
Mais um avanço rumo a concretização da Rota da Fé, na região Cataratas e Caminhos. Recentemente, a Adetur Cataratas e Caminhos, com o apoio do Itaipu Parquetec, município de Itaipulândia e Paróquia Nossa Senhora Aparecida, realizou o pré-lançamento da Rota da Fé, do Caminhos do Iguaçu, em um dos mais significativos ícones do turismo religioso do Paraná, o Monumento Nossa Senhora Aparecida, localizado em Itaipulândia.
Texto por Por Priscila Rabaiolli Merencia . Fotos por divulgação . 7 de novembro de 2024 . 14:44
Na oportunidade estiveram presentes a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo, a Gerente de Turismo Sustentável do Itaipu Parquetec, Silvana Gomes, o padre Ademar Lins, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Itaipulândia, o padre Nivaldo Pereira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Missal, empresários associados à Adetur, secretários e diretores de turismo da região Cataratas e Caminhos, além da comunidade em geral.
As autoridades públicas, religiosas e institucionais ressaltaram a importância da Rota da Fé e o desenvolvimento que a mesma traz para o turismo religioso, atraindo romeiros e devotos das mais diversas localidades.
De acordo com a presidente da Adetur Cataratas e Caminhos, Dagmar Pedrozo, aproveitou-se o momento especial em Itaipulândia com toda a programação em honra a Nossa Senhora Aparecida para fazer este pré-lançamento. “Nossa perspectiva é que em 2025, além dos peregrinos caminhantes e ciclistas, que fazem a peregrinação nesta data, eles tenham a oportunidade de fazer vários roteiros durante o ano todo. O objetivo é promover a disseminação desse momento em que a pessoa pode se conectar consigo mesma através da fé”, destaca.
O artesanato local também já está empenhado na produção de produtos personalizados para promover a Rota da Fé. Biscoitos artesanais, chaveiros, chinelos estiveram a disposição do público e muitas outras criações estão por vir.
Com mais de 150 quilômetros demarcados no padrão de sinalização rústica da Rede Brasileira de Trilhas, em forma de pegadas amarelas e pretas, a Rota da Fé contempla os principais atrativos do turismo religioso de cinco municípios, sendo a escultura em forma de gruta de Nossa Senhora Aparecida em Entre Rios do Oeste, o Cristo Esplendor em Santa Helena, o monumento de São Pedro em Missal, o monumento de Nossa Senhora Aparecida em Itaipulândia e o Morro da Salete em Medianeira. Em breve, estes municípios receberão as placas complementares para instalação com as informações turísticas dos principais atrativos e serviços de infraestrutura de apoio.
A Rota da Fé se conecta com outras trilhas regionais, sendo a Rota dos Pioneiros, Caminho Coluna Prestes e Caminhos do Peabiru, que fazem parte do Caminhos do Iguaçu, uma rede de trilhas inserida no âmbito nacional que conta com mais de 500 quilômetros, interligando o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra, ao Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. O roteiro tem por finalidade promover o desenvolvimento socioeconômico através da atividade turística, com foco na conservação, geração de emprego e renda e a criação de novos equipamentos de lazer e recreação.
Comentários