P

Pensando em Você

Amenize os efeitos do clima seco na pele com dicas simples

Além dos problemas respiratórios, dores de cabeça e irritações nos olhos, o clima seco também prejudica fortemente a pele, que precisa de cuidados redobrados nessa época do ano 

O clima seco contribui para o ressecamento da pele, e são esses fatores externos que fazem com que os sinais de envelhecimento se tornem mais evidentes, daí a importância de redobrar os cuidados.
A boa notícia é que  tratamentos simples amenizam os efeitos do clima e garantem que a pele continue bem cuidada apesar da estação.

Hidrate-se

O maior segredo para não sofrer é a água, que deve ser consumida com mais frequência nos períodos secos. Nosso organismo é composto por, aproximadamente, 70% de água e, principalmente nesta época, é fundamental ter cuidado com a hidratação, sendo fundamental não apenas para a pele mas para todas as células do organismo, inclusive para a saúde do couro cabeludo.

Proteja a pele

Com as alterações do clima, a rotina de cuidados também deve ser alterada. Proteger a pele é um cuidado essencial já que nesse período as barreiras naturais ficam comprometidas e o chamado manto hidrolipídico é alterado. O ideal é dar preferência a sabonetes neutros, tônicos suaves e líquidos. Para nutrir profundamente a pele e prolongar a hidratação é recomendado o uso de óleos vegetais como o óleo de coco e extravirgem, que possui lipídios altamente biocompatíveis com a nossa pele, podendo ser usado logo após o banho, com a pele ainda úmida. Além disso, evite lavar excessivamente a pele, preservando assim, a proteção natural.                  

Atenção especial aos lábios

Os lábios são extremamente suscetíveis ao ressecamento, já que nesta região não existem glândulas produtoras de suor ou oleosidade, por isso o primeiro sinal de ressecamento geralmente são sentidos nos lábios, que sofrem com as famigeradas rachaduras. Opte por hidratantes labiais com vitamina E, pantenol e óleos vegetais.

Jackeline Alecrim – Especialista em Cosmetologia Avançada e Farmacologia

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários