P

Pensando em Você

moda e beleza

Batom: maquiagem para a boca

HISTÓRIA – Dia 29 de julho é o Dia do Batom, esse importante item da maquiagem feminina que não sai da boca nem das bolsas das mulheres.

O batom facilita muito a vida das mulheres no dia a dia. Você pode até sair de casa com a “cara limpa”, mas se passar apenas um batom, já ajuda bastante e dá um “up” no visual.

Quando o batom foi inventado?

Sabia que na época do Egito Antigo as mulheres já usavam batom? É claro que não é como nos dias de hoje.

A produção do cosmético era um pouco mais rústica e mesmo antes do hábito de pintar os lábios, eles já eram decorados com pedras preciosas pela família real e famílias mais abastadas.

O batom, nessa época, era feito com substâncias puramente naturais. Por exemplo, no Egito era um tipo de tinta conhecida como Púrpura Tyr que vinha importada da cidade de Tiro e só era utilizada pelas mulheres da alta classe.

Mais um pouco à frente no tempo, as mulheres na Grécia Antiga também usavam batom. Elas tiravam a substância de uma raiz e a misturavam com mel para dar um aspecto mais saudável aos lábios.

Na Idade Média esse hábito, ou seja, o de colorir os lábios, foi visto como pecaminoso pela igreja e foi abandonado.

Tudo o que poderia se tornar um adorno para as mulheres era condenado pela igreja, por isso, até o final do século XV, o batom ficou proibido e as que usavam eram apenas prostitutas.

A partir do século XVI, mais especificamente durante o reinado da rainha Elizabeth I, o batom voltou a ser bastante utilizado pela realeza e pela nobreza.

Havia um tipo de maquiagem bem típico para a época: o rosto era o mais branco possível com os lábios marcantemente vermelhos. O batom era feito a partir de uma mistura de tintas vegetais com cera de abelha.

Muitos anos mais tarde, no início de 1900, um perfumista francês conseguiu fazer uma mistura de talco, óleo de amêndoas que conquistou todas as atrizes e prostitutas da época.

Porém, só depois da 1ª Guerra Mundial é que as donas de casa se sentiram à vontade para pintar os lábios de vermelho e quebraram o preconceito. Esse batom foi batizado de “baton serviteur”.

O batom só foi aparecer no formato mais parecido com o que temos hoje em 1915 nos Estados Unidos. Pela maior praticidade, ele foi aceito quase que de forma instantânea e se tornou um verdadeiro sucesso.

Que mulher resiste a um batom? No O Boticário não faltam opções de maquiagem para boca, batom, gloss, hidratante, lápis batom e diversos produtos que vão dar aquele charme nos lábios.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários