P

Pensando em Você

coluna

Cabelos caem mais nos dias frios

Isso pode acontecer devido a mudanças na rotina dos cuidados com os fios, como diminuição do número de lavagens, uso frequente de secadores, toucas e boinas e alta temperatura da água durante o banho.

Esses hábitos nocivos podem ocasionar dermatite seborreica (caspa) e outras disfunções do couro cabeludo, que acabam levando a queda dos fios.

Não lave os cabelos com água quente – A água muito quente tira toda a oleosidade natural do couro cabeludo, que produz uma maior quantidade de sebo para se defender, ocasionando inflamação e dermatite seborreica. Além disso, a água aquecida resseca os fios, que ficam ásperos. Uma dica é tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo com água morna afastando o corpo da ducha.

Lave os cabelos com frequência – O cabelo deve ser lavado com frequência mesmo no frio, para não acumular resíduos no couro cabeludo e manter a região higienizada. O número de lavagens ideais varia, mas nunca fique vários dias sem lavar. Aplicar o shampoo no couro cabeludo massageando suavemente e deixando uns 2 minutos de pausa.

Prefira secar o cabelo ao natural – Seque o cabelo ao natural. Caso faça uso do secador, coloque em temperatura morna, mantendo uma distância de cerca de 30 cm da cabeça e não deixe de usar o protetor térmico”

Não durma com os cabelos molhados – Nos dias frios, os fios demoram mais a secar, mas não durma com o cabelo molhado para evitar a dermatite seborreica, doença inflamatória caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas no couro cabeludo.

Diminua o uso de ferramentas quentes – Exagerar no uso de secador, chapinhas e babyliss prejudica a saúde do couro cabeludo e ainda danifica o fio, deixando-o mais frágil e quebradiço, o que pode causar mais perda de cabelo. Além de moderar, nunca deixe de usar protetor térmico nos fios antes, pois ele age como uma proteção ao calor dessas ferramentas.

Aplique shampoo a seco apenas em uma emergência – O shampoo a seco é uma solução paliativa para situações de emergência. É aquele recurso que te salva quando não dá para lavar os fios, mas não substitui a higienização, apenas serve para dar aquele help. Aliás, quando se utiliza o produto em excesso, ele pode até mesmo prejudicar a saúde dos fios.

Modere o uso de toucas e gorros – O uso exagerado de toucas e gorros bloqueia a respiração do couro cabeludo e pode aumentar a oleosidade da área, facilitando o aparecimento de disfunções, que podem ocasionar a queda. Evite, principalmente, se o cabelo estiver sujo.

Se a queda dos fios for acentuada e chamar a atenção, é importante marcar uma avaliação capilar para investigar as causas do problema.

Tricologista Viviane Coutinho

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários