P

Pensando em Você

Café, matéria-prima para itens de beleza

Rico em nutrientes e propriedades benéficas à saúde, as funcionalidades do café vão muito além da bebida e podem trazer diversos benefícios também em outros formatos. Um dos segmentos que tem explorado cada vez mais as qualidades do café e seus derivados, é a indústria da beleza. Mas isso não é novidade. No século XIX, os russos ofereciam em suas casas de banho, grãos de café para massagem em seus clientes, com intuito de uma leve esfoliação utilizando o óleo natural do fruto.  

Estudos agrícolas, químicos e farmacêuticos encontraram na cafeína atributos eficientes para hidratação, antioxidação e fortalecimento de pele e cabelos, e já são várias as opções disponíveis no mercado de cosméticos que levam a semente da bebida mais consumida do mundo como matéria-prima.

Além da semente, o mais interessante é o uso da borra do café em sabonetes esfoliantes, que produzido artesanalmente, acaba preservando um ítem essencial para hidratação da pele, a glicerina, que nos sabonetes industrializados é substituída por produtos químicos. 

O Brasil é responsável por aproximadamente um terço de toda a produção de café mundial, e com benefícios para a rotina de cuidados pessoais e linhas de produção focadas na sustentabilidade, os cosméticos elaborados a base de café se destacam e ganham espaço nesse setor da economia, se mostrando uma ótima opção para dar um novo destino ao que não era aproveitado e gerar novas possibilidades e modelos de negócios para o café além da indústria alimentícia.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários