P

Pensando em Você

Como aproveitar o verão da melhor forma e com saúde

Aí que delícia, o verão! Tema de música e motivo de comemoração para muitos, a estação mais aguardada do ano traz consigo uma energia para lá de contagiante.

Aí que delícia, o verão! Tema de música e motivo de comemoração para muitos, a estação mais aguardada do ano traz consigo uma energia para lá de contagiante.

No entanto, para aproveitar plenamente esses momentos, é fundamental incorporar cuidados que permitam a manutenção de saúde e bem-estar.

Quando se trata de alimentação, é necessário ter um cuidado redobrado, pois é comum que, em viagens, as pessoas sofram com intoxicação alimentar decorrente da ingestão de produtos estragados ou mal preparados.

Devido ao calor, muitos alimentos perecíveis estão suscetíveis a desenvolver bactérias, que, quando ingeridas, podem causar vômito, diarreia e febre.

Portanto, ao levar algum alimento preparado por você, certifique-se de que ele ficará acondicionado em bolsa térmica, cooler ou caixa de isopor. Essa é uma forma de evitar possíveis transtornos. E se for comer em restaurantes ou quiosques, observe a aparência dos alimentos, se estão em balcões térmicos e se não apresentam um aspecto estranho ou cheiro azedo. Dessa forma, diminuem-se as chances de contaminação e infecção alimentar.

Quanto às famosas porções e pratos de camarão, peixes e lulas, é importante buscar lugares que contem com refrigeração e higiene na preparação. Os ambulantes que vendem esse tipo de alimento, geralmente, correm um maior risco de contaminar o alimento, por não manterem a temperatura adequada à venda, além de não sabermos como esse alimento foi armazenado anteriormente.

Entre os alimentos mais populares nas praias, o ideal é dar preferência a produtos menos perecíveis, como sorvetes, milho cozido (que, com o cozimento e a temperatura, elimina possíveis microrganismos nocivos ao organismo) e água de coco.

Hidrate-se!

A importância da hidratação durante o verão, especialmente na praia, não pode ser subestimada. Sob o sol escaldante, é muito mais fácil ficarmos desidratados.

Para manter a hidratação da pele, além do protetor solar, é essencial utilizar cremes faciais e corporais, evitar uma maior exposição ao sol entre 10h e 16h e lavar o rosto com água corrente sempre que retornar da praia.

Antes de viajar, é interessante aplicar um hidratante que nutra e fortaleça as defesas da pele, para evitar que ela sofra danos causados pela exposição prolongada ao sol. Caso a viagem seja muito longa, também é recomendado a aplicação de água termal no rosto. Mas, para além do uso de produtos, uma das maneiras mais certeiras de manter a hidratação, não só da pele, mas também do organismo como um todo, é por meio da ingestão de água.

Beber água sempre será a melhor recomendação, em torno de 2 litros por dia já ajuda o corpo. Mas, na praia, pode-se optar também por água de coco, sucos naturais e chás gelados.

Frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e abacaxi, também podem ser ótimas escolhas nesse quesito.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários