coluna
Como preparar vasos e floreiras para plantar espécies
Preparar vasos e floreiras de maneira adequada é essencial para garantir um ambiente ideal ao crescimento saudável das plantas. Esse cuidado inicial é fundamental para estabelecer as condições ideais de drenagem, nutrientes e espaço para o desenvolvimento das raízes.
Por Oti Valério . 13 de julho de 2023 . 13:54
O vaso certo
A principal orientação é que os vasos sejam escolhidos de acordo com o desenvolvimento da planta. Plantas frutíferas, palmeiras e ornamentais de médio porte podem ser colocadas em vasos grandes, pois assim já estamos prevendo o desenvolvimento da espécie. O pensamento é o mesmo para plantas menores, mas nesses casos, modelos menores dão conta do recado.
Após a escolha do tamanho, é imprescindível verificar se o vaso possui furos para permitir que o excesso de água escoe. Caso não haja, é necessário fazê-los. Desta forma, a água não fica acumulada no fundo e as raízes da planta não correm risco de apodrecer.
Montando o vaso
A montagem do vaso ou floreira influencia diretamente no desenvolvimento da planta: por isso, seguir algumas etapas é fundamental. O primeiro passo é lavar o recipiente com água e sabão e, após a higienização, secá-lo bem. Em seguida, uma camada de 5 cm de argila expandida é acompanhada pela manta bidim. Com essa camada de drenagem, assegura-se que as raízes da planta não deteriorem e que o solo não se compactará em torrões.
Substratos
Após a camada de drenagem, deposite o substrato ou terra adubada. Com diferentes tipos de substrato disponíveis para a compra, entender as suas particularidades é fundamental para o sucesso da plantação.
Coloque a muda
Com o vaso pronto para receber a planta, posicione-a com cuidado para não desmanchar o torrão – o ideal é que o topo do torrão fique aproximadamente 1 cm abaixo da borda do vaso e em seguida, complete o espaço que sobrou com terra. Lembre-se também de se certificar que a muda está bem firme.
Faça uma primeira rega generosa, molhando a planta até que a água escoe pelos furos do vaso. Após a terra se acomodar, verifique se não será necessário completá-la com mais terra até alcançar borda do vaso. Após finalizar a plantação, chega a hora do acabamento. Cascas de pinus ou seixos que, além de resultarem em um belíssimo visual, evita a compactação da terra e auxilia a manter a umidade, principalmente em regiões quentes.
Comentários