P

Pensando em Você

Cuidado com as plantas durante o Verão

É essencial hidratar as plantas adequadamente no calor para que elas se desenvolvam de forma plena.

PUBLICIDADE

Nos últimos dois anos, cresceu consideravelmente o número de pessoas que passou a cultivar plantas em casa. No entanto, para quem ainda não tem muita experiência, pode encontrar dificuldades para cuidar das espécies, sobretudo no Verão, período em que elas necessitam de um tratamento diferenciado.

Regas

Geralmente, no Verão, as pessoas acabam cometendo dois tipos de erros: o primeiro é regar as plantas menos do que o necessário, afinal nessa época elas pedem mais água em razão do calor (além da questão da evaporação mais rápida, do que o normal) ou, o segundo exemplo que é exatamente o contrário: a rega em excesso – ou concentrada em um único ponto – pelo fato dos dias estarem mais quentes, o que poderá deixar a planta encharcada.

É preciso ficar mais atento à hidratação da planta, para isso sempre coloque o dedo na terra para verificar a umidade do solo. Além disso, observe se os pratinhos ou gavetas estão com excesso de água depois de regar.

Uma dica interessante é borrifar água nas folhas suavemente, realizar a rega de forma mais devagar e uniforme, para ter certeza de que a planta está absorvendo o necessário, além de não fazer isso durante os horários de sol intenso.

Cuidados no lar

Em razão da mudança de posição do sol nessa época, é importante ficar de olho caso suas plantinhas estejam recebendo mais ou menos luz solar do que o necessário. Sugerimos trocar os vasos de lugar para que seja feito um equilíbrio entre luz e sombra.

Podas

Os paisagistas também aconselham não realizar podas muitos drásticas no Verão, pois o Outono, no geral, é uma estação mais indicada para esse fim. Portanto, apenas faça as podas de rotina ou limpeza (de folhas e galhos secos) nesse momento e deixe as mais complexas para depois.

Outros cuidados

Tem plantas com flores? Então aproveite para adubá-las agora! E, independente da época, sempre esteja atento às pragas e erva daninhas presentes nos vasos.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários