P

Pensando em Você

Cuidados com as cortinas

As cortinas mudam completamente o visual de uma casa! Já percebeu que um ambiente sem a presença delas traz um certo vazio, a impressão de que está faltando algo? Essa sensação ocorre, pois, as cortinas dão aquele toque especial à decoração, gerando aconchego e conforto. Para manter os tecidos e lâminas limpos e bem cuidados são necessárias algumas ações importantes.

Cuidados básicos

As cortinas e persianas devem ser inclusas na faxina de rotina de casas e apartamentos. Sua limpeza básica e frequente é muito importante para garantir a saúde dos moradores, sobretudo aqueles que têm problemas respiratórios, alergias, ou moram em grandes cidades. Pelo menos uma vez por semana, é indicado utilizar o aspirador de pó (sempre com o bocal de escova) nas cortinas para retirar a poeira da superfície, a fim de evitar que se acumule nos tecidos.

No caso específico das persianas, passe o espanador com as lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo. Lembrando sempre de não fazer movimentos muito fortes, que poderão danificar as lâminas. Outro detalhe importante: nunca manuseie as persianas de recolher com janelas abertas, isso pode causar desalinhamento e problemas no funcionamento posterior.

Serviço especializado

Além da limpeza do dia a dia, é recomendada, duas vezes ao ano, a lavagem mais profunda em casa ou a seco por uma empresa especializada. Indicamos que esse intervalo não seja maior do que 8 meses. Depois que a poeira se acumula fica cada vez mais difícil a sua remoção, resultando em manchas impregnadas.

Tipos de tecidos

Cada tecido possui um procedimento diferente de acordo com a sua composição. Para cada material de cortina existe o jeito certo de limpar.

No caso das persianas, especialmente para limpezas mais densas, é necessário seguir orientações dos fabricantes nos manuais das peças. Elas têm cuidados e métodos de limpeza especiais de acordo com seu tipo, e também precisam de manutenção frequente e de forma adequada para não amassar ou deformar.

Evite!

Não se deve usar o pano úmido em cortinas de tecidos leves, pois eles podem manchar e posteriormente não sair mesmo com a lavagem mais pesada. Isso ocorre, pois a poeira acumulada no pano úmido pode passar de um lado para outro do tecido. O uso de produtos químicos de limpeza, mesmo em cortinas mais grossas, também pode danificar os materiais. Portanto, o ideal é utilizar água e sabão mesmo!

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários