P

Pensando em Você

Dia do Sono

O dia 15 de março é considerado o Dia Mundial do Sono, que nos faz refletir sobre como estamos em relação à rotina na hora de dormir, pois o ritmo acelerado muitas vezes dita nossas horas acordadas, e o sono é um elemento essencial para o bem-estar físico, mental e emocional.

Sono e bem-estar mental

A falta de sono pode levar a uma desregulação das emoções, tornando as pessoas mais propensas a irritabilidade, ansiedade e até mesmo sintomas depressivos.

Por isso, algumas recomendações se tornam necessárias para ter um sono regulado e saudável no dia a dia, como:

– Estabeleça um horário para dormir e acordar;

– Crie uma ambiente propício para dormir;

– Limite a exposição à luz antes de dormir;

– Evite cafeína e estimulantes à tarde e à noite;

– Faça atividades relaxantes antes de dormir;

– Evite refeições pesadas antes de dormir;

– Evite o consumo de álcool antes de dormir.

Sono e alimentação

É recomendável comer uma refeição leve cerca de 2 a 3 horas antes de dormir para promover uma boa noite de sono.

Relação com hormônios

Os hormônios também fazem parte da rotina de sono, pois regulam nosso organismo e nossos aspectos físicos e mentais.

Diversos estudos já evidenciaram que a privação de sono, por definição menos de seis horas e meia, é um fator de risco para a obesidade pois, além de aumentar o apetite em si, aumenta também o que chamamos de perversão do paladar, que é aquela vontade de comer alimentos mais calóricos.

Além do ganho de peso, distúrbios de sono aumentam o risco de desenvolver hipertensão arterial e diabetes, e também podem levar a redução de alguns hormônios como testosterona e GH.

Alguns hábitos podem colaborar com a higiene do sono

Procure reduzir as luzes da casa e do quarto à medida que a hora de dormir se aproxima. A partir desse horário, evite também o uso de telas, especialmente computador e celular. A exposição excessiva a luzes artificiais prejudica nossa produção de melatonina e desorganiza todo nosso ciclo circadiano.

Nesse horário, você pode aproveitar para ler ou realizar uma prática de meditação de 5 minutos, por exemplo, para ajudar a desacelerar o pensamento. O uso de aromas e óleos essenciais também pode ajudar a relaxar.

Crie o hábito de só ir para cama realmente quando for dormir, assim seu corpo e seu cérebro aprenderão a associar a sua cama exclusivamente com o ato de dormir. Deixe para assistir TV, fazer lanches ou mesmo trabalhar em outros lugares da casa, de preferência até fora do seu quarto.

Todos esses pontos irão melhorar a qualidade de vida e sua rotina de sono e trarão mais disposição para o seu dia a dia.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários