P

Pensando em Você

FESTA JUNINA SAUDÁVEL

Da pipoca ao quentão, saiba quais são os alimentos típicos mais nutritivos e quais você deve evitar  

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Na temporada das festas juninas por todo o país, aumenta a expectativa de consumir as famosas comidinhas típicas. No entanto, nem sempre esses pratos tradicionais são saudáveis, é preciso ter atenção aos ingredientes e à forma como são preparados se quiser curtir as festas sem culpa e sem prejudicar a saúde.

A ideia não é proibir este ou aquele alimento, mas sim tentar priorizar aqueles que são mais benéficos, com mais nutrientes, e reduzir os que não fazem bem.

Milho – A melhor maneira de consumir o milho é na forma in natura, na espiga mesmo, com pouco de sal. Ele é rico em carboidratos e outros nutrientes, como fibras e as vitaminas B1, B2 e E, além de possuir dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão, zeaxantina e luteína. O milho, assim como os alimentos típicos derivados dele, se tornam mais benéficos quando são consumidos com baixa quantidade de sal, açúcar e gordura (ex.: margarina).

Pipoca: contém boa quantidade de fibras e Vitamina A.

Pamonha: fonte de fibra e de energia, mas contém um alto índice de carboidrato simples, por isso o consumo deve ser controlado;

Curau: alimento rico em potássio, deve ser consumido com moderação devido a quantidade de açúcar.

Canjica: deve ser consumida com moderação devido ao teor calórico e de açúcar, mas possui fibras que auxiliam na regulação do intestino e proteínas importante para a construção muscular.

Pinhão – É uma opção saudável, pois o alimento contém ferro e cobre. Além disso, ele libera ácido linoléico, que aumenta a sensação de saciedade, e luteína, um antioxidante importante para a saúde ocular.

Churrasquinho – Churrasco tem proteínas, zinco e ajuda a manter a saciedade. No entanto, evite o consumo de carnes com temperos artificiais e, sobretudo, de procedência desconhecida.

Paçoca e pé de moleque – Embora feitos com amendoim, que é um alimento com muitos nutrientes, a paçoca e o pé de moleque contêm excesso de açúcar e, por isso, devem ser consumidos com moderação..

 Cachorro-quente e frituras – Muito comum nas festas juninas, os cachorros-quentes, pasteis e outras frituras devem ser evitados. Esses alimentos contêm excesso de gorduras, sal e outras substâncias muito prejudiciais à saúde, o ideal é não consumir.

Suspiro e maria-mole – Produzidos com muito açúcar, esse tipo de doce não possui nada que agregue bom valor nutricional em sua composição, por essa razão recomenda-se evitá-los.

Quentão – A bebida mais emblemática da festa junina, além de conter álcool, é bastante açucarada. Nesse caso, a dica é reduzir o açúcar e criar um quentão funcional utilizando chá de hibisco na sua composição.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários