P

Pensando em Você

COLUNA

Jardins em vasos

Muita gente tem vontade de deixar a casa repleta de espécies de plantas e flores, mas sem conhecer a fundo, acaba por se sentir impedido em razão da falta de espaço. Além do vazio de não realizar esse desejo, fica de lado também o bem-estar que a conexão com a natureza agrega para nossas vidas. Vamos ajudar você nesta tarefa com super dicas e ideias:

PUBLICIDADE

A sala de estar e a varanda dos apartamentos são locais perfeitos para a decoração com vasos – sejam eles suspensos no teto, agrupados no chão ou em uma estante, em suportes aramados, uma parede vertical charmosa ou com a criação de uma hortinha – essa última também é bem-vinda, inclusive na cozinha, ofertando temperos fresquinhos para o preparo de receitas especiais!

Dicas & Ideias

Escolha plantas que não alcancem grandes medidas em função do seu crescimento, tendo em vista a economia de espaço e, que também sejam fáceis de cuidar – principalmente para quem tem a rotina corrida. Outra recomendação diz respeito à adaptação em ambientes mistos – com luz e sombra – e o processo de regas alternadas. Na hora de escolher as mudas que serão cultivadas, procure todas as informações referentes ao seu desenvolvimento, de forma que o crescimento aconteça de forma sadia e satisfatória.

Entre as tantas espécies que podem viver em apartamentos estão as violetas, antúrios, begônias, orquídeas, azaleias, mini roseiras, mini cactos, pequenas suculentas em geral, pacovás, espada-de-são-jorge, costela-de-adão (e também a sua versão mini), lírio da paz, jiboias, samambaias, entre muitas outras. É possível trabalhar com composições entre plantas maiores e menores, de forma a aproveitar melhor todo o espaço do apartamento, levando beleza e colorido para vários cômodos.

É importante que as plantas se desenvolvam de forma plena, mesmo em imóveis pequenos. Portanto verifique qual o tamanho de vaso ideal de acordo com a espécie.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários