P

Pensando em Você

Mudar hábitos é necessário

O brasileiro mudou seus hábitos. O acesso a mais tecnologia, a facilidade para comprar guloseimas e o sedentarismo têm levado nossa população a engordar e adoecer. Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia apontam que o número de pessoas diagnosticadas com obesidade, hipertensão e diabetes aumentou muito na última década.

Doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o sobrepeso já são consideradas epidemias e problemas de saúde pública em todo o mundo.

Como reverter o problema? Com a mudança do estilo de vida. Não é algo fácil ou que ocorra de uma hora para a outra, mas a adoção de novos hábitos é capaz de amenizar e até reverter essas doenças metabólicas.

Pilares para mudar hábitos:

– Alimentação: comer de tudo um pouco e sem exageros é a chave para o equilíbrio e para transformar a nutrição em saúde.

– Atividade Física: o ideal é praticar 150 minutos de exercícios por semana, o que dá meia hora para cada dia útil. O segredo, aqui, é encontrar uma atividade que seja prazerosa e praticá-la com frequência.

– Sono: dormir é essencial para a boa saúde e precisamos de, no mínimo, sete horas por noite de sono para ficarmos bem. Pegar no sono, no entanto é algo que deve ser exercitado e a higiene do sono pode ser uma aliada de quem tem dificuldades para dormir.

– Controle do Estresse: É inevitável nos estressarmos, mas quando estamos expostos a fatores estressantes por longos períodos, a saúde como um todo sofre. É preciso buscar formas de amenizar essa tensão e cada pessoa tem um método preferido, que pode ser a meditação, a atividade física, programas prazerosos etc.

Transformar o estilo de vida é possível e só depende da força de vontade pessoal. Os pilares acima, podem ser a medicação diária para cuidar das doenças metabólicas e ainda ajudam a melhorar a felicidade. Existe uma equação que diz que 50% da nossa felicidade tem origem genética, 40% da sua atitude de ser feliz e 10%, da circunstância e do momento de vida que se está passando. Ao adotar um estilo de vida mais saudável, certamente estaremos transformando nossa vida e nosso corpo para ganhar mais saúde e mais felicidade. Vale sempre a pena!

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários