P

Pensando em Você

moda e beleza

Os melhores tecidos para usar no verão

Com as altas temperaturas do verão, muitas vezes acabamos recorrendo as roupas mais curtas para amenizar os efeitos da sensação no corpo.

Mas, saiba que esta não é a melhor forma de deixar de sentir calor, isso porque, quando deixamos a pele desprotegida, o sol incide sobre ela de uma maneira mais forte, castigando-a ainda mais.

Um segredo que é possível e acessível a todos é investir nos tecidos certos para o verão – tecidos que possuem fibras naturais e permitem que o corpo respire, fazendo a troca de temperatura de uma maneira natural com o ambiente e evitando que o suor mantenha-se na pele.

LINHO  – Este é o tecido natural mais antigo do qual se tem história (há registros de 8.000 a.C.), o linho é um tecido natural feito com uma planta que leva o mesmo nome.

Quanto mais puro, mais fresco e mais caro, porém mais amassado ele fica, o que para alguns (incluindo para mim) ainda o deixa chic.

SEDA – Assim como o linho, está entre os tecidos mais antigos que se tem história, porém este, tem sua origem no Oriente, e envolve muitas lendas.

A Seda também é uma fibra natural, de origem animal, originária do Bombyx mori (bicho-da-seda) e pode inclusive ser utilizada como matéria prima para a fabricação de outros tecidos.

Normalmente suas peças possuem um caimento muito leve, com toque macio na pele, são esvoaçantes, além de extremamente delicados e muitas vezes, apesar de serem peças longas, como saias, vestidos e kimonos, continuam sendo frescas.

ALGODÃO – Outra fibra natural, que também faz parte da matéria prima de muitos outros tecidos é esta. O algodão é uma excelente opção de tecido para o verão, de toque macio na pele e que também permite a respiração e transpiração do corpo, evitando o acúmulo de suor na pele, e o seu aquecimento, causando aquela sensação máxima de calor.

TENCEL – Pouco conhecido porém bem interessante, o Tencel é originado a partir da polpa da célula de árvores e possui fibras naturais que permitem que o corpo respire e transpire.

Ele é agradável a pele como o algodão, tem o toque da seda, um caimento fluído das fibras de celulose além de um leve brilho.

VISCOSE – Apesar de ser uma fibra artificial, a viscose usa como base a celulose. Quando a composição é pura, normalmente as peças são bem leves, fluídas e fresquinhas, perfeitas para o verão.

A única desvantagem é que ela amassa e pode encolher, então é preciso seguir as orientações e cuidados da etiqueta.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários