Plantas reguladoras naturais
Cultivar plantas em ambientes fechados pode ajudar no conforto térmico em tempo seco
Por Oti Valério . 26 de setembro de 2024 . 11:07
Em um cenário inédito, com algumas capitais brasileiras batendo recordes negativos de umidade relativa do ar, um ambiente com conforto térmico é essencial para diminuir os efeitos potenciais do ar seco em nossa saúde. Além da climatização do ambiente, trazer um pouco de verde para dentro de casa também pode ajudar a aumentar o bem-estar em épocas de clima mais seco.
As plantas agem como reguladores naturais de temperatura e têm uma função importantíssima, que é a liberação do vapor d’água no ambiente, em um processo chamado de evapotranspiração. Esta ação contribui para o aumento da umidade relativa do ar, por isso, ambientes com muitas plantas costumam ser mais frescos. Algumas espécies de plantas que podem ser cultivadas indoor têm essa capacidade um pouco maior, como é o caso da samambaia, espada-de-são-jorge e do lírio-da-paz.
O conforto térmico é um ponto importante para trazer plantas para dentro de casa, mas não é o único atrativo para tal. Além de produzirem oxigênio, plantas como a jibóia e o clorofito, por exemplo, auxiliam na filtragem de toxinas presentes no ar e na redução de partículas de poeira no ar, um processo que ganha importância em períodos e locais com baixa umidade relativa do ar.
Comentários