P

Pensando em Você

Por que ter plantas em casa?

Leia e descubra o porquê da sua casa merecer uma plantinha

Melhora do ar – Foi comprovado cientificamente que as plantas na parte interna da casa trazem benefícios para a nossa saúde, principalmente por tornar o ar mais qualificado para os moradores. Alguns exemplos são a Hera-inglesa, samambaia, lírio da paz, espada de São Jorge e o clorofito. A Espada de São Jorge é indicada para utilizar naquele cantinho, até então sem graça, mas que com a ajuda de um belo vaso, pode ganhar destaque.

As plantas são umidificadores naturais – Por que gastar dinheiro com um umidificador de ar mecânico se você pode colocar algumas samambaias espalhadas pela casa?. Durante a transpiração dessa planta, se formam gotículas de água que hidratam o ar do ambiente, sem contar que elas ficam lindas em vasos suspensos ou de parede.

Ótimos curativos – Segundo uma pesquisa do National Institutes of Health, a babosa (aloe vera) era chamada pelos egípcios de “planta da imortalidade”. Eles utilizavam a espécie para curar diversas doenças. Atualmente, ainda é comum ver pessoas usando o gel que a planta solta em queimaduras solares, outras feridas para aliviar as dores e nos cosméticos para garantir um melhor resultado. Uma infinidade de plantas tem propriedades curativas.

Decoração viva – A inserção de plantas dentro da casa trará mais vida, alegria e um toque de cor que todos os ambientes merecem. É interessante combinar plantas sem flores e plantas floridas, pois isso torna o ambiente mais bonito e dinâmico.

Diminuem o estresse – De acordo com um artigo do Journal of Environmental Psychology, ter plantas com flores ajuda a diminuir os níveis de estresse. Elas ajudam a reduzir o estresse no trabalho em média de 15% e a falta de atenção em até 70%. Além disso, aumentam o nível de produtividade em 12%. As plantas em casa representam um ótimo hobby para se desconectar dos problemas que nos cercam no dia a dia e podem ajudar a superar a depressão. Uma opção são os antúrios que têm flores exuberantes.

Dicas:

– Você quer começar com as flores? As Rosas e Frésias são ótimas, elas podem ficar em um lugar bem iluminado e não precisam necessariamente de exposição direta ao sol. Elas só precisam ser regadas em dias alternados.

– Se você não tem tempo de cuidar das plantas invista nos Cactos e Suculentas, esse tipo só precisa ficar em um local onde vão receber sol direto e também aceitam luz indireta (se o local for claro). A melhor parte é que elas só precisam ser regadas apenas uma vez por semana (com sol direto), ou a cada 15 dias (com luz indireta).

– Nada melhor que hortaliças frescas, certo? Se você gosta de cozinhar, o Manjericão e a Hortelã são as opções perfeitas e eles ainda podem dividir o mesmo vaso. Coloque-as em um lugar que recebam sol o dia todo e regue-as em dias alternados.

– Sua varanda é sem graça ou já é linda e você quer aumentar o charme dela? A Samambaia e Pitangueira foram feitas para esse ambiente! Basta colocá-las em um ponto em que recebam raios solares apenas pela manhã e a sua sacada ficará linda. Apenas certifique-se de regá-las em dias alternados.

A Flores & Cia tem uma proposta bem colorida para você deixar seu ambiente de trabalho ou sua casa mais agradável e aconchegante: Assinatura mensal de flores, com troca semanal. Entre em contato e faça a sua!

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários