P

Pensando em Você

Quando montar o presépio?

A data de montagem do presépio pode variar. O cenário pode ser montado aos poucos, junto com a árvore, ou pode ser montado no terceiro domingo do Advento, este ano no dia 17 de dezembro. Próximo domingo,  a data é marcada pelo Evangelho da anunciação que o anjo Gabriel realiza à Maria.

História e significado

O primeiro presépio foi montado em 1223, neste ano comemoramos 800 anos, por São Francisco de Assis, para relembrar o verdadeiro significado do Natal. Em uma gruta na Itália, ele recriou o ambiente com pessoas e animais reais para que as pessoas pudessem vivenciar o momento de nascimento de Jesus novamente.

Sentido e significado das personagens que compõem o presépio:

– O Menino Jesus é o filho de Deus, que se fez homem para dar sua vida pela humanidade! Simboliza a luz do mundo e a esperança trazida pelo Salvador. Ele é o protagonista da cena, irradiando a mensagem central do Natal.

– Maria, por ser dogma, foi escolhida para ser mãe de Jesus, é aquela que disse sim à vontade de Deus. Representa a pureza e a humildade. Sua presença destaca a importância do papel materno na história da redenção, enquanto sua atitude tranquila e serena simboliza a aceitação do plano divino.

– José, pai adotivo de Jesus, é símbolo na fé, amor e doação. O esposo de Maria é o protetor da Sagrada Família. Sua presença destaca a importância da paternidade responsável e solidariedade, servindo como exemplo de força e dedicação.

– Os pastores representam a humanidade a humildade e a busca pela presença de Deus. Simbolizam que a mensagem do Natal é para todos, independentemente da posição social.

– Os animais do estábulo representam a simplicidade, a natureza e o serviço do homem e de Deus.

– A estrela significa a luz de Deus que guia os homens ao encontro do salvador.

– O anjo é o mensageiro de Deus, comunicador da boa notícia, representa o céu que celebra o nascimento de Jesus.

– Os Reis Magos: Ofertantes de Sabedoria, Ouro, Incenso e Mirra, representam as diferentes etnias e culturas, com presentes simbólicos. O ouro representa a realeza de Jesus, o incenso simboliza sua divindade, e a mirra aponta para a humanidade e sacrifício.

– Árvore de Natal: é sinal de vida, que em Jesus ganha frutos de bondade, de fé, de amor, de esperança, de transformação pessoal e comunitária. É carregada de símbolos, como as luzes – que nos recordam a verdadeira Luz; da Estrela – que nos conduz à Jesus, como conduziu os pastores; e dos presentes – reconhecendo em Cristo a sua realeza (que se torna serviço), a sua divindade e humanidade. A árvore é também oportunidade de estar em família, montar juntos, como sinal de encontro.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários