P

Pensando em Você

moda e beleza

Regras de etiqueta para o uso da bolsa

As bolsas são usadas desde o Antigo Egito. No entanto, até hoje, nem todos sabem que existem regras de etiqueta específicas sobre como usar o acessório. Essas dicas, aliás, não só lhe ajudam a parecer mais chique, como facilitam a vida. Confira!

Não se deve segurar a bolsa no colo

Quando estamos em um café ou restaurante, às vezes tendemos a colocar a bolsa no colo, mas isso não é recomendado. Há sempre o risco de o acessório escorregar e cair no chão ao se mover. E isso pode causar um constrangimento em você e na sua companhia.

É melhor colocá-la em uma cadeira vazia.

Não é recomendado colocar a bolsa no chão

Em alguns países, existe uma superstição segundo a qual se uma pessoa colocar a bolsa no chão, terá problemas financeiros, especialmente se a carteira estiver dentro. É claro que não passa de uma crendice, mas não podemos deixar de considerar que nem sempre o piso está limpo. Sem contar que uma bolsa no chão é mais fácil de ser furtada.

Melhor evitar bolsas grandes em eventos sociais

Ao participar de eventos sociais, é melhor escolher um modelo clutch ou uma bolsa pequena. No entanto, se optar por uma grande, lembre-se que a etiqueta requer que você a mantenha mais perto do corpo. Isso demonstra saber respeitar o espaço das outras pessoas.

Não se deve segurar a bolsa com a mão direita

Os especialistas aconselham segurar o acessório com a mão esquerda ou no ombro esquerdo. A propósito, a rainha Elizabeth II, um excelente exemplo em tudo o que diz respeito às regras de etiqueta, sempre leva a bolsa na mão esquerda. Assim, a direita permanece livre para eventuais apertos de mão e acenos.

Não se deve colocar suas coisas sobre a mesa

Colocar a bolsa em cima da mesa não só é impróprio como anti-higiênico. Estudos apontam que esse acessório costuma estar cheio de bactérias.

Mesmo um modelo pequeno e aparentemente limpo, ao ser colocado sobre a mesa pode causar uma impressão desagradável. Se o estabelecimento não tiver um gancho onde você possa pendurar suas coisas, é melhor colocar a bolsa entre suas costas e o encosto da cadeira.

A bolsa pode ajudar a evitar expor demais algumas partes do corpo

A etiqueta permite usar a bolsa para cobrir alguma parte do corpo. Essa técnica muitas vezes é usada pela realeza. Por exemplo, a princesa Diana frequentemente cobria o decote com o acessório quando saía do carro. E a rainha Letizia coloca a bolsa no colo para esconder a fenda da saia ao se sentar.

No entanto, é muito melhor escolher as roupas certas com antecedência para evitar possíveis momentos embaraçosos.

Não ande com a bolsa aberta

Além de não ser seguro manter a bolsa aberta em lugares lotados, também não é esteticamente bonito. Quando o acessório não está fechado, seja pelo zíper ou fecho, você pode parecer menos arrumada.

Não é recomendado tirar todo o conteúdo da bolsa em público

As regras de etiqueta aconselham não retirar o conteúdo da bolsa na frente de todos em um local público. Se você precisar encontrar um item pequeno, como as chaves, deve separar cuidadosamente cada objeto, um por um, no banheiro feminino, por exemplo.

Não se deve usar esse acessório debaixo do braço

Durante uma recepção oficial, pode parecer bastante natural querer colocar a bolsa de mão embaixo do braço em algum momento. Como ao apertar a mão de alguém, levantar a bainha do vestido ao subir as escadas ou pegar um copo.

No entanto, não é muito apropriado, especialmente se o evento ocorrer em um dia quente. Germes podem ter ido parar na bolsa e, consequentemente, acabar em suas mãos. Os especialistas em etiqueta aconselham segurar o acessório à frente, com as duas mãos.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários