P

Pensando em Você

Sapatilhas: uma relação de amor que encanta várias gerações de mulheres

Conheça a história por trás desse calçado, que recebeu influências da moda, cinema, artes e dança, e toda sua evolução até chegar às versões modernas e fashionistas que conhecemos hoje.

Origem das sapatilhas – Tudo começou na França, no século XVI, com Catarina de Médici, a rainha consorte do país. Foi assim: ela pediu que o sapateiro real colocasse 2 cm de salto em seus calçados de casamento. O resultado? Todo mundo quis copiar o modelito dela com saltinho, e esse foi o pontapé inicial na evolução das sapatilhas.

O termo – Sapatilha tem origem na junção dos termos, sapato + ilha, e também deriva do termo espanhol zapato, resultando em zapatilla, diminutivo de sapato. E você sabia que a palavra se refere a outros estilos do calçado? É destinada também para acessórios específicos como a chuteira de futebol, e os modelos de ciclismo, escaladas, artes maciais, atletismo, que deram origem ao mix que conhecemos hoje.

Pés no cinema – Depois de Catarina de Médici, o calçado deu o ar da sua graça entre as divas do cinema. Primeiro, foi com a atriz Brigitte Bardot, em 1956. Como a artista francesa praticava balé, ela pediu para que uma designer desenvolvesse um modelo parecido com o que usava em suas aulas, para usufruir da leveza e conforto no dia a dia. A atriz gostou tanto do resultado, que inseriu a novidade em seu figurino no filme “E Deus criou a Mulher” e ainda no tapete vermelho do Festival de Cannes daquele ano! Nessa mesma época, Audrey Hepburn, que sempre quis ser bailarina, apareceu com o sapato no filme “Cinderela em Paris”, e o incorporou em composições do estilo new look com calça cigarrete e inclusive, com vestido de gala. A partir daí, a sapatilha entrou definitivamente no radar da moda.

Sapatilhas de hoje – Esses calçados se tornaram um verdadeiro ícone na moda, um best-seller nos closets femininos e são super conhecidos principalmente por seu design arredondado. Mas hoje, aparecem em vários formatos no mercado: com bico fino (conhecido como slim), laços, tachas, pedrarias, brilho, verniz, estampas, salto em corda e materiais naturais, em laser cut e nas mais variadas tonalidades. Inclusive na cor de 2019 eleita pela Pantone, o Living Coral.

As sapatilhas são tão adoradas, que se tornaram objeto de coleção das mulheres! É uma relação de cumplicidade e parceria para cada momento delas, que se inicia desde a infância e se estende até a vida adulta, atingindo o coração e os pés de todas as idades!

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários