P

Pensando em Você

Sinais que seu corpo está precisando de um detox

O ano mal começou e você já está exausto, se sentindo meio pra baixo e com o rendimento sendo afetado? Segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, esses podem ser sinais de que seu corpo precisa de ajuda; ou seja, precisa de um “restart” para voltar ao seu funcionamento adequado. Nosso corpo é uma máquina em funcionamento. Quando ela sobrecarrega, começa a dar sinais de que está precisando de ajuda. Nós só precisamos estar atentos a esses sinais para evitar maiores problemas:   

1)Falta de sono – Devido aos altos níveis de ansiedade antes de dormir e a dificuldade de relaxar e produzir a melatonina (hormônio do sono), você começa a sentir seu corpo reclamando. As consequências? Dias improdutivos, falta de concentração, mau humor e frustração que podem afetar até mesmo suas relações sociais.

2)Intestino preso – Esse também é um alerta! Intestino preso é um complicador na saúde. Afinal de contas, precisamos colocar “o lixo para fora” todos os dias. Não só pela sensação de bem-estar, como pela reabsorção de bactérias tóxicas das fezes paradas no intestino, que a longo prazo podem levar a problemas mais graves como a diverticulite ou até mesmo o câncer de colo de intestino.

3)Vontade exagerada de doces e massas – Essa é uma forma do corpo nos dizer que o hormônio do estresse está elevado e desregulado. Além de atrapalhar a manutenção/perda de peso saudável, já que comemos mais do que deveríamos, ainda perdemos a autonomia de escolher o que queremos comer. Quando o hormônio “grita” na nossa cabeça, ele está no controle e pode gerar até mesmo uma compulsão alimentar.

4)Desequilíbrios hormonais  – Isso acontece devido o acumulo das toxinas e gorduras no nosso corpo, podendo levar a mudanças de humor e diminuição da libido. Muitas vezes, uma boa alimentação, que ajuda na limpeza dessas toxinas, pode melhorar não só a qualidade de vida do indivíduo, como todos os efeitos causados por essa irregularidade.

5)Dificuldade de perda de peso – Sabemos que para emagrecer de forma saudável, precisamos de atividade física, equilíbrio emocional e reeducação alimentar. Porém, mesmo quando um paciente encontra esse caminho, muda sua rotina e ainda encontra dificuldades; – seu organismo pode estar precisando desintoxicar. O motivo? Um platô metabólico, que nada mais é que seu organismo com dificuldade de fazer as reações químicas devido ao acumulo de toxinas.     

Se o seu corpo está enviando esses sinais de alerta, procure ajuda especializada de um nutricionista.

Pensando em Você

Por: Oti Valério

Otilindes Munhak Valério, mais conhecida como Oti, é colunista social do Mensageiro desde a década de 1980. A frente do “Pensando em Você”, traz em sua coluna a tendências de moda, saúde, bem-estar e beleza. Tem forte ligação com a sociedade, divulgando personalidades e eventos na Coluna Social.

Comentários