TRÂNSITO URBANO
Comandante da Polícia Militar comenta sobre infrações de motociclistas
Motocicletas barulhentas e motociclistas que pilotam em alta velocidade, fazendo manobras arriscadas, são um problema antigo em Medianeira, assim como em praticamente todo país. O Tenente André Felipe de Góes Santos, Comandante da 2ª Companhia, do 14º Batalhão da Polícia Militar de Medianeira, comenta sobre ações da Polícia Militar neste sentido, as penas que podem ser aplicadas e como a população pode ajudar
Texto por Texto Douglas Florêncio/Assessoria . Fotos por PM MEDIANEIRA . 18 de janeiro de 2024 . 10:16
As motos com escapamento barulhento e motociclistas que se arriscam praticando manobras em vias públicas são um problema antigo não só de Medianeira e região, mas em quase todo país. Conversamos com o comando da 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar, que é responsável por cinco municípios da região: Medianeira, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Missal.
De acordo com o Tenente André Felipe de Góes Santos, a Polícia Militar tem trabalhado diuturnamente, para fiscalizar e coibir esse tipo de ação. “Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas operações de trânsito na cidade de Medianeira. Somente na última semana, já no mês de janeiro, cinco motos foram apreendidas por estarem incidindo em infrações ou crimes previstos em nossa legislação pátria, desde situações de trânsito que permeiam a troca de equipamentos de fábrica por outros que passam a gerar ruídos excessivos ou que comprometam a segurança do trânsito, até os crimes de adulteração de características e sinal identificador, de transitar em velocidade incompatível com a segurança das vias que se encontrem nas proximidades de pontos sensíveis – como hospitais e escolas. Neste sentido, acreditamos que o trabalho de fiscalização e repressão aos delitos, sejam eles de trânsito ou não, tem sido realizado com eficiência e excelência por nossos policiais”, ressaltou o comandante da 2ª Cia da PM.
TRABALHO – O comandante ainda destacou que Polícia Militar do Paraná atua incansavelmente prevenindo e reprimindo crimes. Vale salientar que os números de quantidade de roubos ocorridos no município de Medianeira em 2023, de um total de 22 em setembro, 18 em outubro, nove em novembro, para apenas cinco em dezembro. Resultado do incremento de novos policiais e do esforço de todos ao criarem estratégicas de aplicar o policiamento, com o objetivo de se obter os melhores resultados possíveis e, consequentemente, proporcionar um ambiente mais harmônico e aprazível para a população em geral.
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO – Veja o que diz o código de trânsito Brasileiro (CTB), em relação aos principais delitos, envolvendo motocicletas.
Artigo 244 – Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se em apenas uma roda. É infração gravíssima.
Pena: Multa de R$ 293,47, e/ou suspensão do direito de dirigir por 2 a 8 meses e, na reincidência em 12 meses, de 8 a 18 meses.
Artigo 308 – Participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não autorizada (…).
Pena: Detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição do direito de dirigir.
Artigo 311 – Trafegar em velocidade incompatível (…), onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano.
Pena: Detenção de seis meses a um ano ou multa.
Comentários