Policial

AJUDA HUMANITÁRIA

Operação Paraná III está sendo realizada em Medianeira e região

O Chefe da Sessão de Operações da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, Major Henrique, concedeu entrevista na última sexta-feira (11), no antigo aeroporto de Medianeira, um dos pontos utilizados como base operacional para a Operação na região

A Operação Paraná III está sendo realizada entre os dias 12 e 18 de agosto, em Medianeira e municípios da região do Lago de Itaipu, reunindo mais de 1.700 militares brasileiros e mais de 120 estrangeiros. Foram disponibilizadas 372 viaturas, 57 blindados, 13 embarcações e quatro helicópteros. O exercício faz parte da Conferência dos Exércitos do Continente Americano (CEA), e tem como foco principal a ajuda humanitária, nela serão realizados treinamentos com atividades simuladas de desastres naturais e resgate e apoio a vítimas.

Em entrevista coletiva, o Major Henrique, Chefe da Sessão de Operações da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, destacou que num ambiente de desastre natural, os casos simulados terão foco no atendimento médico em hospital de campanha, resgate aeromóvel e fluvial, deslizamento com vítimas, ressuprimento em áreas de desastre, entre outros. Coordenam e executam a atividade o Comando de Operações Terrestres (COTER), o Comando Militar do Sul (CMS), a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec). E estão presentes também o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil do Paraná.

Participam do exercício militares de vários países, dentre eles Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana e Uruguai.

A Conferência dos Exércitos Americanos (CEA) é uma organização internacional que possui 23 exércitos membros, dois exércitos observadores, duas organizações militares observadoras e dois observadores especiais. É presidida pelo Exército Brasileiro (biênio 2022-2023) e tem como tema: “A contribuição da Conferência dos Exércitos Americanos no processo de transformação e preparação do Exército do Futuro para a expansão da cooperação e da integração no enfrentamento dos desafios e das ameaças que podem afetar a segurança e a estabilidade do continente americano”.

No ano passado, a primeira fase da operação foi realizada em Cascavel, e estiveram presentes, além do Brasil, outros 12 exércitos estrangeiros: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Equador, EUA, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

 

Em entrevista coletiva, o Major Henrique, Chefe da Sessão de Operações da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, destacou o objetivo da Operação

Comentários