eleições 2024
Medianeira tem duas candidaturas registradas para a disputa do Executivo
Texto por Ana Cláudia Valério/Assessoria . Fotos por Divulgação . 28 de agosto de 2024 . 16:58
O município estava, até hoje (28), com apenas um candidato a prefeito e um a vice-prefeito – Antonio França (PSD) e Evandro Mees (PP), da Coligação Trabalho, Humildade e Transparência (PP / PODE / PRD / NOVO / PSB / PSD).
Após a renúncia do candidato a prefeito Ricardo Endrigo (PL), da Coligação União por Medianeira, protocolada no último dia 19 de agosto, a Coligação tinha o prazo até amanhã (30) para realizar a substituição dos candidatos. E o registro dos novos pleiteantes aos cargos de prefeito e vice foi feito hoje (28). Com a mesma composição de partidos (REPUBLICANOS / PL / UNIÃO / MDB / SOLIDARIEDADE / Federação PSDB CIDADANIA (PSDB/CIDADANIA), mas com novo nome (Sim, nós podemos!), a Coligação traz como candidato a prefeito Eduardo Bantle (MDB) e vice Arlei Hobold (PSDB).
O município tem 112 candidatos a vereador, disputando as nove vagas do Legislativo Municipal.
Caso Medianeira tivesse permanecido com candidatura única a prefeito e vice-prefeito, se uniria a outras 18 cidades do Paraná. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O estado concentra 8,4% das cidades brasileiras com candidatura única no pleito municipal. São elas: Atalaia, Bela Vista da Caroba, Bela Vista do Paraíso, Corumbataí do Sul, Enéas Marques, Esperança Nova, Floraí, Guaporema, Iporã, Loanda, Lunardelli, Marquinho, Mirador, Pato Bragado, Quatiguá, São Jerônimo da Serra, Tupãssi e Verê.
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela que, na corrida eleitoral deste ano, há 214 municípios no Brasil nessas condições – o número dobrou desde 2020, quando havia 107 municípios brasileiros com um só candidato registrado.
Comentários