RENOVABR
Medianeirense Eduardo Schulz conclui curso de formação política
Texto por Ana Cláudia Valério . Fotos por Divulgação . 5 de julho de 2024 . 16:49
O medianeirense Eduardo de Paula Schulz concluiu no mês de junho o curso de formação política RenovaBR. “Em novembro eu fui aprovado na Turma C, foram cinco turmas com aproximadamente 500 alunos cada. No total, foram mais de 20 mil inscritos e cerca de 2.500 alunos, sendo eu o único aluno formado de Medianeira e um dos poucos no Paraná. Desde então, eu participei de um treinamento, que foi todo remoto, dividido em habilidades. A primeira aula foi sobre ética, porque dentro dos princípios do RenovaBR, os candidatos devem primeiramente prezar pela ética, transparência, boa comunicação e ser ficha limpa. Ao final de cada módulo, tinha um trabalho avaliativo e obrigatório. Foram cinco módulos, com mais de 150 horas de carga horária, que envolveram comunicação política, negociação, marketing, integridade no setor público, liderança, formação de equipe, planejamento de campanha, entre outros tópicos”, explica o engenheiro ambiental e acadêmico de Agronomia.
Além das avaliações nos módulos, no final do curso Eduardo teve um trabalho de conclusão, abrangendo todos os conteúdos. “Eu tive que fazer uma análise SWOT sobre a minha pré-campanha, o que eu tinha de oportunidades, fraquezas, forças, para potencializar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos. Analisando também qual seria o meu público alvo e minhas bandeiras de campanha”, destaca.
Ele salienta ainda que o RenovaBR é realmente uma escola de formação. “Sem todo o aprendizado durante o curso, eu não saberia estruturar a minha pré-campanha. É uma vantagem que eu tenho perante os outros pré-candidatos, porque eu escolhi ter essa vantagem e fui atrás. Assim como um empresário tem que ter um Plano de Negócios para abrir uma empresa, eu tenho que ter um plano de pré-campanha para executar. Eu acredito que todo político deveria passar por uma escola, primeiro estudar para depois buscar o cargo que almeja, e por acreditar nisso, fiz na prática, pois o discurso convence, mas a o exemplo arrasta. Não podemos mais aceitar que é normal um político não conseguir ler e compreender um projeto de lei. Além disso, ele precisa saber um pouco de tudo, legislação, meio ambiente, economia, orçamento, deve estar preparado para isso”, alerta.
Eduardo ressalta também que foi uma jornada extensa, cansativa, mas muito propositiva e de muito aprendizado. “Tive contato com vários entes políticos, secretários, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, que demonstravam na prática como conseguiram instituir políticas públicas que deram resultado, na questão de transparência, gasto público, redução filas nos hospitais, redução de tributos e melhor aplicação. São ideias que já foram aplicadas em municípios de todo o Brasil e podem ser replicadas aqui. Ou seja, são políticas públicas baseadas em dados e evidências, já consolidadas. E esse contato com quem está lá na ponta facilita muito o trabalho, corta caminhos, para não cometermos os mesmos erros e sermos mais assertivos”.
Para finalizar, o pré-candidato a vereador fala das mudanças pessoais ao concluir o curso. “Uma das primeiras atividades do RenovaBR era escrever uma carta para mim mesmo no futuro, e na aprovação eu tive que ler a carta. Percebi que conquistei o dobro do que almejava, não sabia que a experiência seria tão transformadora. Aprendi a ouvir mais e a lidar com opiniões diferentes. Além da formação técnica, diálogo e resiliência são essenciais, porque somos um sistema democrático e temos que saber superar as adversidades”, reforça Eduardo.
SOBRE O RENOVABR – É uma escola de formação de lideranças políticas, criada em 2017, com o objetivo de transformar cidadãos comuns em políticos fora do comum, tendo como missão o conhecimento qualificado sobre a realidade do nosso país, com base em dados e evidências, transparência e diálogo, formando assim verdadeiros agentes de transformação. Independente de direita ou esquerda, o RenovaBR almeja políticos preparados no espaço público, sejam eles liberais, progressistas ou conservadores. Hoje está entre as 100 melhores ONGs do país é o maior curso de formação política do Brasil, sendo modelo e referência para outros países. Desde a primeira turma, nas eleições de 2018, já foram formadas mais de duas mil lideranças por todo o Brasil, dos mais distintos posicionamentos políticos e origens. Nas eleições de 2018, 17 alunos foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Já nas eleições de 2020, foram mais de 150 alunos eleitos para Prefeituras e Câmaras Municipais.
Comentários