Cidades

LINDEIROS

Diretor-geral de Itaipu explica negociações do anexo C e manutenção dos royalties

Prefeitos e representantes das administrações municipais da região lindeira ao Lago de Itaipu, juntamente com vereadores e presidentes de associações comerciais e empresariais se reuniram nesta quinta-feira (25), em Santa Helena, com a Diretoria Geral e com a Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional. O objetivo foi estreitar o relacionamento e promover a interação para o desenvolvimento regional.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, esteve no município, juntamente com o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, para o contato direto com os prefeitos lindeiros, contemplando a programação geral da Expo Santa Helena 2023 e comemoração de 56 anos de emancipação político-administrativa do município de Santa Helena.

Em suas explanações os membros da diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu abordaram diversos assuntos, mas, principalmente, relacionados a projetos, convênios e parcerias que fomentam o desenvolvimento da região.

O diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, se colocou à disposição dos municípios e enalteceu o bom relacionamento entre a binacional e o Conselho dos Lindeiros e, consequentemente com todas as administrações municipais, câmaras de vereadores, associações comerciais, e demais setores da sociedade.

Como será negociado o anexo C

Dentre os destaques, Verri abordou a discussão relacionada ao anexo C, do Tratado de Itaipu e assegurou a continuidade dos Royalties. “Essa primeira reunião com todos os líderes é para esclarecer o que significa da negociação do anexo C. Nós estamos renegociando a parte financeira do tratado”, esclarece.

Verri ressalta que os Royalties continuarão sendo pagos. “Agora, por exemplo, os royalties, que são tão importantes pra vida dos Lindeiros, não estão em negociação, eles serão mantidos. Poderá ser negociado o valor, a ser mantido, ou ampliar, vai depender muito das negociações”, detalha.

“Também queremos esclarecer que, quem negocia o tratado, ou, chamado anexo C, não é o diretor-geral do lado brasileiro e do lado paraguaio, são, sim, os embaixadores, são os ministros de relações exteriores do Paraguai e do Brasil. Portanto, as negociações estarão em Assunção e Brasília, não em Foz do Iguaçu. E a última palavra da primeira parte do acordo passa pelos respectivos presidentes da república do Brasil e do Paraguai”, informa.

Verri ainda ressalta que, a decisão, por último, necessariamente, passa pela aprovação do Congresso Nacional Brasileiro e do Paraguai. “Portanto, será uma negociação longa, de um grande debate político e podemos tratar a isso em termos de anos”, pondera.

Conforme o diretor-geral de Itaipu, é importante que a população entenda exatamente este processo e perceba que a região, “no mínimo mantém como está, mas as chances são de melhorar ainda mais as condições com a parceria com a Itaipu Binacional.

Bom relacionamento

O presidente do Conselho dos Lindeiros, prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado), enaltece a participação expressiva dos prefeitos, presidentes de associações comerciais e presidentes de câmaras de vereadores.  “A reunião foi muito produtiva. A gente percebeu que o diretor-geral de Itaipu se sentiu muito bem aqui e junto com os prefeitos fez uma explanação muito clara sobre o anexo C do Tratado de Itaipu, deixou os prefeitos tranquilos com relação a permanência dos royalties de Itaipu, e o que nós percebemos que o diretor Enio Verri, e também o diretor de Coordenação Carlos Carboni, têm muito conhecimento de causa”, observa.

“São pessoas que tem capacidade de fazer gestão e também tem vontade de fazer acontecer e nós enquanto Conselho dos Municípios Lindeiros estamos construindo uma relação de muita parceria com essa nova gestão de Itaipu. Tenho a certeza que nós vamos colher muitos frutos”, ressalta Evandro Grade.

Os diretores de Itaipu, e comitivas municipais também participaram da abertura da exposição do comércio, indústria e prestação de serviços no município, a Expo Santa Helena.

Comentários