V

Vida Saudável

Perder peso é o mesmo que emagrecer?

A palavra magro vem do latim “macru” e quer dizer falta de tecido adiposo ou que tem pouca ou nenhuma gordura. E perda de peso abrange o peso do corpo num todo contendo gordura, massa muscular, órgãos, ossos e líquidos. Portanto, perder peso na balança nem sempre indica emagrecimento.

Por isso esqueça um pouco o peso da balança, ele é constituído por massa magra (engloba músculos, água, ossos e órgãos), e massa gorda (gordura corporal, tanto a gordura subcutânea como a gordura visceral) e a redução do peso pode se dar de diversas formas como perda de massa muscular, líquidos, etc.

Somente o peso total não nos diz muita coisa. Sendo assim, verificamos a importância de uma avaliação corporal completa, onde saberemos a quantidade de gordura e de massa magra do indivíduo. Uma pessoa que possui uma grande quantidade de gordura corporal tem maiores riscos de desenvolver distúrbios endócrinos (hormonais), diabetes, resistência à insulina, entre outras desordens, enquanto uma pessoa com maior massa muscular é muito mais ativa metabolicamente facilitando assim o emagrecimento.

Mas então: devo perder peso ou emagrecer? Você deve emagrecer! Lembre-se que acúmulo de gordura corporal é extremamente ruim para nosso organismo e devemos reduzi-la aliando exercício físico com uma dieta balanceada para não reduzir massa muscular.

Vida Saudável

Por: Nicoli Perlin

Nutricionista especialista em clínica funcional.
CRN8 12488/P
Atendimento: Estúdio Roberta Kawka
Rua Pará, 1612 – sala 02 – centro – Medianeira
Contato: (45)99900-9046

Comentários