V

Vida Saudável

Relação intestino e humor

Algumas das frases que mais ouço é, “meu intestino está desregulado” e diante do estresse, correria do dia a dia e com a pandemia, essa queixa se torna totalmente compreensível.

Nosso intestino funciona com diversas células nervosas, semelhantes a estrutura do cérebro, não é atoa que é conhecido como “segundo cérebro”.

O intestino e o cérebro se comunicam através do sistema nervoso. Ou seja, quando ocorre alterações de sinais, seja por estresse, alterações de humor, problemas psicológicos, o funcionamento do intestino fica comprometido e essas mudanças podem acarretar no humor e comportamento.

A microbiota intestinal afeta diretamente o sistema imunológico, a barreira hematoencefálica, função do sistema nervoso e quando isso acontece, o funcionamento do cérebro, a tolerância do humor e a saúde mental despencam e são prejudicadas.

A serotonina é o neurotransmissor responsável pelo bem estar e a maior parte é produzida pelo intestino, ou seja, intestino desregulado, produção de serotonina desregulada = humor e bem estar comprometidos. 

A saúde intestinal e o bom funcionamento do organismo são de extrema importância para nossa saúde mental.

Vida Saudável

Por: Nicoli Perlin

Nutricionista especialista em clínica funcional.
CRN8 12488/P
Atendimento: Estúdio Roberta Kawka
Rua Pará, 1612 – sala 02 – centro – Medianeira
Contato: (45)99900-9046

Comentários