Vamos falar sobre panelas?
Você sabe qual o tipo de panela é o ideal?
Por Nicoli Perlin . 1 de abril de 2021 . 11:26
Talvez seja difícil perceber no decorrer do dia a dia que o material da panela que você usa faça tanta diferença assim na sua saúde.
A panela vai contribuir para o sabor, odor e cor dos alimentos, e a maneira como as utilizamos ou as conservamos (limpeza, por exemplo) pode afetar a nossa saúde. Então, qual a melhor panela para cozinhar?
- Aluminio: Apesar do baixo custo, pode alterar a cor e sabor dos alimentos, e há muita discussão por que alimentos cozidos nessas panelas absorveriam maiores quantidades de metais tóxicos, podendo causar distúrbios pulmonares, processos inflamatórios e talvez até mal de Alzheimer. Apesar disso, a panela de alumínio é considerada segura para uso pela OMS.
- Antiaderente (teflon): as mais prejudiciais à saúde, o teflon é formado por compostos altamente tóxicos. Podem levar a distúrbios de tireoide, câncer de fígado, renal, problemas cardíacos e são potentes obesogênicos (podem contribuir para obesidade). A vantagem é que por ser antiaderente, consegue se utilizar menos óleo para cozinhar. Cozinhe em fogo baixo, pois em altas temperaturas por tempo prolongado os materiais tóxicos se desprendem.
- Aço – inox: O metal tóxico níquel se desprende da panela com o uso. A exposição prolongada a níquel pode causar alergias e câncer. A vantagem é que essas panelas não oxidam com facilidade, o calor é distribuído de maneira uniforme na superfície, resiste a variações bruscas de temperatura e é resistente. Para evitar liberação de níquel, lave com esponja macia, não use palha de aço. É uma boa panela pensando na sua saúde.
- Vidro: É a mais indicada como sendo segura para a nossa saúde, pois não libera resíduos nos alimentos. Mas, é difícil de encontrar para comprar e são caras. Cozinhar nessas panelas requer cautela, pois aquecem com facilidade podem queimar o alimento. São de fácil limpeza, mas são pesadas e frágeis, pelo risco de quebrar.
- Cerâmica: são as mais indicadas, o investimento vale a pena, são atóxicas as panelas que não possuem certificação de órgãos competentes podem apresentar cádmio e chumbo, dois metais tóxicos que podem causar diversos distúrbios à saúde. Por isso, se for comprá-las verifique se existe certificação de que as tintas utilizadas no revestimento da panela são atóxicas.
São cuidados assim diários que fazem a diferença a longo prazo em sua saúde. De atenção a suas panelas.
Comentários