V

Vida Saudável

Vamos falar sobre suplementação alimentar?

Será que quando utilizado sem necessidade, pode ser prejudicial a saúde? Vem comigo que eu te explico!

A busca por um corpo perfeito e da performance nos exercícios físicos tem feito com que algumas pessoas adotem estratégias radicais nem sempre associadas à promoção da saúde. Do ponto de vista alimentar, destaca-se o surgimento de diversas “dietas milagrosas” assim como o crescimento do consumo de suplementos.

No lugar de uma nutrição adequada ao tipo de treino, a falta de conhecimento sobre o assunto, assim como hábitos alimentares inadequados e a forte influencia dos treinadores e da mídia, acaba levando esses indivíduos a utilizarem suplementos nutricionais. A suplementação tem o objetivo de complementar com outros nutrientes da dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde a sua ingestão a partir da alimentação seja insuficiente.

Deve- se ter muito cuidado ao fazer uso de suplementos, os quais utilizados sem necessidades podem ser prejudiciais à saúde do indivíduo, já que a ingestão estará acima do que necessita diariamente. Podemos citar o exemplo do uso excessivo de suplementos com carboidratos que podem levar a um ganho de peso indesejado.

O uso indiscriminado desses suplementos alimentares tem sido relacionado na literatura como causadores de danos graves a saúde, como: dependência, efeitos tóxicos no fígado, insuficiência renal, alterações metabólicas. Podendo se agravar e levar até a morte.

Por esse e outros motivos, a importância do acompanhamento com nutricionista especializada, que passará orientações sobre quais suplementos alimentares serão necessários e a quantidade ideal, de acordo com a dieta.

Vida Saudável

Por: Nicoli Perlin

Nutricionista especialista em clínica funcional.
CRN8 12488/P
Atendimento: Estúdio Roberta Kawka
Rua Pará, 1612 – sala 02 – centro – Medianeira
Contato: (45)99900-9046

Comentários