V

Vida Saudável

Você sabe diferenciar os tipos de gorduras?

Gordura Insaturada = Há duas subdivisões nesse grupo. A diferença está na estrutura química de cada uma (monoinsaturadas e poli-insaturadas).

As gorduras insaturadas reduzem o risco cardiovascular, contribui para a redução de LDL (colesterol “ruim”), influenciam na composição das membranas, metabolismo celular e sinais de tradução. Entretanto, não podem ser consumidas “à vontade”, tudo com moderação.

A lista de alimentos nessa categoria entra os azeites, abacate, castanhas, sementes, atum, salmão, entre outros.

Gordura Trans = A principal fonte de gordura trans na dieta é a vegetal hidrogenada, utilizada industrialmente na produção de biscoitos, bolachas recheadas, empanados tipos nuggets, sorvetes cremosos, tortas e alimentos comercializados em restaurantes “fast-food”. Os ácidos graxos trans elevam a colesterolemia, apresentando efeito adverso adicional de redução do HDL (o famoso colesterol “bom”).

É esse o tipo de gordura que não devemos consumir, ou então, evitar ao máximo.

Gordura Saturada = Facilmente encontrada em alimentos de origem animal (ovo, leite, carnes vermelhas, queijos), em temperatura ambiente, na maior parte dos casos, sua textura é sólida.

Esse tipo de gordura pode colaborar para o surgimento de algumas doenças, como dislipidemia, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos. Entretanto, não deve ser descartada completamente da dieta. O ideal para uma pessoa sem nenhuma complicação de saúde, é de 10% das kcal total do dia.

Vida Saudável

Por: Nicoli Perlin

Nutricionista especialista em clínica funcional.
CRN8 12488/P
Atendimento: Estúdio Roberta Kawka
Rua Pará, 1612 – sala 02 – centro – Medianeira
Contato: (45)99900-9046

Comentários